Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Inverno promete ser menos rigoroso no Rio Grande do Sul, segundo MetSul

Neste domingo (22), o céu esteve limpo e a temperatura permaneceu agradável

Cidades|Do R7

  • Google News

O inverno começou oficialmente no sábado (21), mas, ao menos no Rio Grande do Sul, as temperaturas muito baixas, típicas da estação já se apresentam há dez dias. Marcas negativas e geada foram registradas em pontos do Estado na última semana. Neste domingo (22), porém, o céu esteve limpo e a temperatura muito agradável.

Em Porto Alegre, no fim da tarde deste domingo, no horizonte a oeste, nuvens espessas se aproximavam. É a chuva chegando - e que deve permanecer sobre a região até a quarta-feira (25), dia da partida entre Argentina e Nigéria.


Segundo a empresa de meteorologia MetSul, o inverno deste ano não será tão rigoroso quanto o de 2013, quando diversos dias tiveram mínimas negativas, e chegou a nevar em locais inesperados, como na capital catarinense, Florianópolis. Segundo o meteorologista Eugenio Hackbart, dá mais detalhes da previsão.

Leia mais notícias de Cidades


— Jornadas de calor são normais na estação fria e costumam ocorrer na presença de vento norte que pode ter rajadas fortes sob influência de correntes de jato de baixos níveis, especialmente em agosto e setembro. Mas teremos alguns dias e períodos com temperatura bastante baixa, marcas negativas e geada. Já a neve pode ser prevista somente no curto prazo, mas pela história estatisticamente é muito raro ver dois anos seguidos com nevadas nas proporções espetaculares vistas em 2013.

O especialista chama a atenção para o volume de chuva neste inverno no território gaúcho.


A maioria das regiões deve ter precipitação acima da média, especialmente nas metades Oeste e Norte do Estado. Alerta-se para o risco de episódios pontuais de chuva em volumes excessivos, o que pode trazer transtornos e cheias de rios.

Ventos fortes, comuns nesta época, são esperados. O mesmo vale para granizo e temporais localizados.


— O RS está sujeito ainda no inverno a dias de vento muito forte, acima de 100 km/h com ressaca no mar, quando da atuação de ciclones extratropicais intensos.

Olha o frio: moradores da região sul e sudeste já retiram seus agasalhos dos armários

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.