Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais oito corpos de garimpeiros são encontrados em terra yanomami 

Desde o último sábado (29), já foram registradas 13 mortes na comunidade Uxiú, em Roraima; a Polícia Federal investiga o caso

Cidades|Do R7, com informações de Alessandro Saturno da Record TV

Terras yanomamis são alvos de garimpeiros
Terras yanomamis são alvos de garimpeiros Terras yanomamis são alvos de garimpeiros

Mais oito corpos de garimpeiros foram encontrados, nesta segunda-feira (1°), na comunidade Uxiú, em terra indígena yanomami, em Roraima. A informação foi confirmada pela Polícia Federal, responsável pela investigação, e pela Record TV de Brasília.

"Já no dia de hoje foram realizadas perícias e levantamentos no local onde os corpos foram encontrados e a Polícia Federal já articulou com as demais forças de Segurança Pública e Defesa envolvidas na Operação Libertação a retirada dos corpos do local e realização dos exames médico-legais para se descortinar as causas das mortes e coleta de outras informações que auxiliem na elucidação do ocorrido", informa a PF por nota.

No domingo (30), outros quatro garimpeiros foram mortos durante uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) nas mesmas terras indígenas yanomami.

Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

O episódio ocorreu um dia depois de um indígena ter sido assassinado com um tiro na cabeça, na na comunidade Uxiú. Além dele, dois ficaram feridos e foram internados em estado grave no Hospital Geral de Roraima.

De acordo com o presidente do Ibama Rodrigo Agostinho, um dos garimpeiros era integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital), famosa facção que atua dentro e fora dos presídios paulistas. Essa linha de investigação passou a ser um dos focos de ações de inteligência do governo federal na região.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.