Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quatro garimpeiros morrem em ação da PRF e do Ibama em terra indígena yanomami

Polícia afirma que foi recebida a tiros no desembarque da aeronave da PRF; conflito foi um dia após indígena ser assassinado na região

Cidades|

PRF disse que foi recebida a tiros por garimpeiros
PRF disse que foi recebida a tiros por garimpeiros PRF disse que foi recebida a tiros por garimpeiros

Quatro garimpeiros foram mortos durante uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ibama na noite do domingo (30) em terras indígenas yanomami em Roraima. O episódio ocorreu um dia depois de um indígena ter sido assassinado com um tiro na cabeça, na mesma região. Além dele, dois ficaram feridos e estão internados em estado grave.

Em nota, a PRF disse que recebida a tiros por garimpeiros ilegais na noite do domingo (30), enquanto a aeronave da instituição desembarcava.

De acordo com a polícia, os quatro garimpeiros estavam "munidos de armamento de grosso calibre".

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Foram apreendidos um fuzil, três pistolas, sete espingardas e duas miras holográficas, além de 38 munições de diversos calibres, carregadores e outros equipamentos bélicos.

Publicidade

A Polícia Federal investigará o caso.

Ataques aos yanomamis

No último sábado (29), o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana, Júnior Hekurari Yanomami, informou que garimpeiros ilegais alvejaram três indígenas yanomamis na comunidade Uxiu, em Roraima, localizada dentro da reserva. Ilson Xirixana, de 36 anos, morreu ao ser atingido na região da cabeça.

Publicidade

Ele era agente indígena de saúde da comunidade. Os outros dois feridos foram encaminhados às pressas, em estado grave, para o Hospital Geral de Boa Vista.

Segundo o Governo do Estado de Roraima, ambos passaram por cirurgia no domingo.

"[Eles estão] acordados, com todos os sinais vitais em pleno funcionamento e sem nenhum risco de morte", disse o Executivo estadual por meio de uma nota oficial. O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP) foi ao hospital para visitar os indígenas feridos.

O Ministério dos Povos Indígenas afirmou que uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima para reforçar a ação de "desintrusão dos criminosos".

Entre os oficiais, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, o diretor da Força Nacional, o coronel Fernando Alencar, e o diretor de Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, também seguiriam para a região.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.