Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marcola é transferido de volta para presídio federal de Porto Velho

Homem apontado como principal chefe do PCC vai agora cumprir pena na penitenciária federal de Rondônia

Cidades|Luís Adorno, da Record TV

Marcola foi transferido para o presídio de Porto Velho
Marcola foi transferido para o presídio de Porto Velho Marcola foi transferido para o presídio de Porto Velho

Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como principal chefe do PCC (Primeiro Comando da Capital), foi transferido, na manhã desta quinta-feira (3), da penitenciária federal de Brasília para o presídio federal de Porto Velho (RO).

O Depen (Departamento Penitenciário Nacional) confirmou a transferência. Por meio de nota, informou que “as transferências de presos são medidas rotineiras e são efetivadas por indicação da inteligência penitenciária, atividade essencial para orientar a definição de estratégias de combate ao crime organizado”.

Em fevereiro de 2019, Marcola e outros 21 membros da cúpula da facção paulista foram transferidos de São Paulo para o sistema penitenciário federal. À época, ele deixou o presídio estadual paulista de Presidente Venceslau com destino a Porto Velho.

Um mês depois, em março de 2019, Marcola e outros três integrantes da cúpula foram transferidos novamente. Daquela vez, de Porto Velho para Brasília. A defesa de Marcola confirmou à Record TV a nova transferência, ocorrida nesta quinta-feira.

Publicidade

Preso desde julho de 1999, Marcola foi levado ao sistema penitenciário federal, em 2019, após a descoberta de um plano de resgate que poderia ocorrer em Presidente Venceslau. À frente do plano estavam Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho, que estava em liberdade e era apontado como braço direito de Marcola.

Fuminho foi preso em Moçambique em uma operação da PF (Polícia Federal) em abril de 2020. Além dele, o plano contaria com a participação de Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, e Valdeci Alves dos Santos, o Colorido, que estão foragidos até hoje.

Publicidade

Tuta e Colorido são, segundo o MP (Ministério Público), as principais lideranças da facção criminosa atualmente. 

A reportagem apurou que a nova transferência teve participação do ministro da Justiça, Anderson Torres, que, desde quando era secretário de segurança do Distrito Federal, manifestava publicamente o interesse de tirar Marcola de Brasília.

Publicidade

Dados obtidos pelo Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV mostram que, até o final de 2021, o presídio federal de Porto Velho mantinha 112 presos. O de Brasília, no mesmo período, com Marcola incluído, mantinha 29.

Ao todo, o Brasil tem cinco presídios federais. Além de Brasília e Porto Velho, o sistema penitenciário federal abrigava, até o fim do ano passado, 109 pessoas em Mossoró (RN), 123 em Catanduvas (PR) e 124 em Campo Grande.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.