Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Marinha e PF acham mais de 2.000 kg de haxixe e fazem a 2ª maior apreensão da droga da história

Quatro pessoas a bordo de veleiro foram presas em operação a 363 km de Salvador (BA); antes, ação perto do Recife achou 3.600 kg

Cidades|Do R7

  • Google News
Marinha apreende mais de 2.000 kg de haxixe
Marinha apreende mais de 2.000 kg de haxixe

A Marinha do Brasil e a PF (Polícia Federal) localizaram e apreenderam um veleiro com mais de 2 toneladas de haxixe nas águas territoriais brasileiras na Bahia. A operação com o navio-patrulha Guaratuba, com fuzileiros navais e agentes da PF, ocorreu nesta sexta-feira (10) e mirou a embarcação Kiel, a 363 quilômetros da costa da capital baiana, Salvador.

A apreensão representa a segunda maior de haxixe no mar brasileiro na história. Antes desta, em 2021, o navio-patrulha Araguari conseguiu identificar e sequestrar 4,3 toneladas da droga, também a cerca de 360 km da costa, na altura do Recife (PE).


Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto


Navio-patrulha da Marinha localizou a droga a 363 km de Salvador (BA)
Navio-patrulha da Marinha localizou a droga a 363 km de Salvador (BA)

Naquela ocasião, os militares e agentes da PF interceptaram à noite um veleiro que vinha da Europa carregado com a droga, produzida a partir da planta da maconha.

Autoridades internacionais colaboraram para a operação, que teve como alvo uma rota inversa à normalmente utilizada pelo tráfico de outras drogas, como a cocaína, que parte da América do Sul.


Em 2021, Marinha achou veleiro que carregava 4,3 toneladas de haxixe
Em 2021, Marinha achou veleiro que carregava 4,3 toneladas de haxixe

Apreensões recentes da Marinha

Os militares colecionam operações de identificação e confisco de drogas nas águas brasileiras. Em setembro, com o apoio da PF, a Marinha localizou e apreendeu 3,6 toneladas de cocaína na embarcação Palmares 1 com um navio-patrulha na costa do estado de Pernambuco. Trata-se da maior apreensão de cocaína que já ocorreu no mar brasileiro.

Cinco pessoas que estavam a bordo do barco, que viajava em direção à África, foram presas na operação, que ocorreu a cerca de 33 quilômetros do Recife (PE).

Ainda em setembro, a Marinha apreendeu 1,3 tonelada de skank e 90,78 kg de pasta base de cocaína em uma embarcação regional no rio Solimões, perto do município de Fonte Boa (AM). Dois suspeitos foram detidos e entregues à Polícia Civil do estado.

A droga teria sido repassada aos suspeitos por outra embarcação de bandeira colombiana, RR-Lobo, que havia saído da cidade de Letícia, na Colômbia, nas proximidades de Tabatinga (AM). O destino seria a cidade colombiana de La Pedrera, no rio Japurá, acima da localidade de Vila Bittencourt (próximo à fronteira Brasil-Colômbia).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.