Municípios ligados ao petróleo lideram perdas de participação no PIB em 2023
Maricá, Niterói e Saquarema registraram as maiores quedas de participação no período, aponta estudo do IBGE
Cidades|Clarissa Lemgruber, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Municípios com economia ligada à exploração de petróleo lideraram as perdas de participação no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil entre 2022 e 2023. Os dados são de estudo divulgado nesta sexta-feira (19) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo o levantamento, Maricá (RJ) apresentou a maior perda de participação no PIB nacional, com recuo de 0,4 ponto percentual, passando de 1,6% em 2022 para 1,2% em 2023.
Em seguida aparecem Niterói (RJ) e Saquarema (RJ), ambas com queda de 0,2 ponto percentual, e Ilhabela (SP) e Campos dos Goytacazes (RJ), com redução de 0,1 ponto percentual cada.
LEIA MAIS
De acordo com o estudo, sete dos municípios que mais perderam participação no PIB entre 2022 e 2023 têm a extração de petróleo como atividade econômica principal, incluindo os cinco primeiros colocados no ranking de perdas.
Além do setor petrolífero, o grupo de municípios com recuo relevante reúne cidades com forte presença da indústria de transformação e de serviços, conforme a classificação do estudo.
O IBGE aponta que a redução da participação desses municípios contribuiu para a desaceleração do processo de desconcentração econômica no país.
Entre 2022 e 2023, a participação conjunta dos 5.543 municípios que não são capitais recuou de 72,5% para 71,7% do PIB nacional. No mesmo período, os 27 municípios de capital ampliaram sua participação de 27,5% para 28,3%.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













