Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Neve chega ao interior do RS; região sul do país terá madrugada gelada

Município de São Francisco de Paula (RS) já teve chuva congelada com neve na tarde desta quinta-feira (20). Fenômeno se intensificará na madrugada

Cidades|Do R7, com Tempo Agora e Agência Estado

Áreas mais altas entre Serra Gaúcha e Catarinense devem ter neve nas próximas horas
Áreas mais altas entre Serra Gaúcha e Catarinense devem ter neve nas próximas horas Áreas mais altas entre Serra Gaúcha e Catarinense devem ter neve nas próximas horas

A massa de ar polar que vai trazer uma onda histórica de frio ao Brasil já causou neve acompanhada de chuva congelada na tarde desta quinta-feira (20), no município de São Francisco de Paula e Riozinho, na Serra Gaúcha, de acordo com a Somar Meteorologia. Os flocos foram avistados de forma tímida, anunciando a brusca queda das temperaturas.

Também nesta tarde, a incidência de "chuva congelada" foi registrada em mais de quinze cidades como Caxias do Sul, Canela, Gramado e Bento Gonçalves, segundo a MetSul Meteorologia.

Neve chegou ao RS na tarde desta quinta
Neve chegou ao RS na tarde desta quinta Neve chegou ao RS na tarde desta quinta

Até a madrugada desta sexta-feira (21), também deve nevar nas cidades localizadas nas partes mais altas da região da Serra Gaúcha e da Catarinense.

Leia mais: Sul do país tem temperatura negativa e chance real de neve

Publicidade

Leia também

A previsão é de precipitação entre 2 e 8 cm de neve para a madrugada. Outras regiões também têm probabilidade de neve: Planalto do Rio Grande do Sul, Planalto Catarinense, Meio Oeste de Santa Catarina, Planalto do Paraná e Campos Gerais do Paraná.

"Ainda assim, não se descarta a chance para chuva congelada misturada com neve entre o norte do Rio Grande do Sul e áreas da região central de Santa Catarina, e também no extremo sul do Paraná", diz Dóris Palma, meteorologista da Somar Meteorologia.

Publicidade
Flocos de neve em São Francisco de Paula
Flocos de neve em São Francisco de Paula Flocos de neve em São Francisco de Paula

A expectativa é de frio intenso nos três estados da região Sul nos próximos dias, começando pelo estado gaúcho. Durante a semana passa, o ar frio deve se espalhar também para Santa Catarina e Paraná.

Apesar das baixas temperaturas, as geadas não serão tão amplas por conta da elevada umidade na região. Mesmo assim, estimam-se mínimas abaixo de -3°C no próximo fim de semana nas áreas mais elevadas dos três estados da região Sul.

Publicidade

A chance de nevar durante a madrugada de sábado e a noite de sexta é bem menor, segundo a meteorologista Dóris Palma. Mas ainda não se descarta que o fenômeno ocorra duas vezes seguidas, também nos pontos altos das Serras Gaúcha e Catarinense.

Turismo

Mesmo classificada com a bandeira laranja (risco médio), no mapa estadual de contágio do novo coronavírus, a região da Serra Gaúcha também deve registrar um aumento significativo de turistas neste fim de semana. Apenas na área de Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis estão concentrados 25 leitos de hotel.

Conforme o presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur- Serra Gaúcha), Mauro Salles, a previsão é de que este fim de semana seja o segundo maior em ocupação desde início da pandemia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.