Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Número de desabrigados começa a diminuir no RS

Situação foi provocada pelas chuvas torrenciais do período de 23 a 30 de junho

Cidades|Do R7

  • Google News

O número de desabrigados pela enchente da bacia do rio Uruguai baixou para 18.391 nesta terça-feira (8), depois de ter chegado a 20.436 na segunda-feira (7), segundo levantamento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. A situação foi provocada pelas chuvas torrenciais do período de 23 a 30 de junho na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Desde então, a água está descendo pelo rio em direção à foz e inundando cidades das áreas mais baixas na fronteira com a Argentina. Nos últimos dias, chegou a Uruguaiana e Barra do Quaraí, últimos municípios ao sul do Estado. Como o tempo deve ficar limpo pelo menos até o fim de semana, abriu-se a perspectiva de todos os desalojados possam voltar para suas casas nos próximos dias.


Em São Borja, o número de desabrigados caiu de 2.900 para 800 de segunda-feira para terça-feira. Moradores do município chegaram a fotografar uma vaca morta sobre um poste depois de a água baixar. Em Itaqui ainda houve aumento, no mesmo período, de 9.810 para 10.799. E em Uruguaiana a situação ficou quase estabilizada, com 6.000 pessoas fora de suas casas na segunda-feira e 6.072 nesta terça-feira. O Estado tem dois municípios em estado de calamidade pública e 126 em situação de emergência.

Sobe para 121 o número de cidades em situação de emergência no RS

Leia mais notícias no R7 Cidades

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.