Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

OAB vai levar massacres de Roraima e do Amazonas à Corte de Direitos Humanos

Manaus registrou 60 mortes de presos; em Roraima ao menos 33 detentos foram mortos

Cidades|Do R7

  • Google News
Rebelião em presídio de Manaus e motim em penitenciária de Roraima deixaram mais de 90 detentos mortos
Rebelião em presídio de Manaus e motim em penitenciária de Roraima deixaram mais de 90 detentos mortos

O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e as seccionais da entidade informaram nesta sexta-feira (6) que vão levar à Corte Interamericana de Direitos Humanos as "duas tragédias ocorridas em Roraima e no Amazonas, motivadas pela falta de adoção de ações concretas por parte do Estado para resolver o problema, que sempre se repete".

Nesta sexta, quatro dias após o massacre de 60 presos em Manaus, 33 detentos foram assassinados na PAMC (Penitenciária Agrícola de Boa Vista), capital de Roraima. A maioria das vítimas foi desmembrada, decapitada ou teve o coração arrancado. Os corpos foram jogados em um corredor que dá acesso às alas.


O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirma que o objetivo da atuação na Corte Interamericana é fazer com que os Estados tomem as providências necessárias para garantir a aplicação das leis e o Estado Democrático de Direito. Segundo Lamachia, o Estado precisa retomar, urgentemente, o controle das prisões que estão nas mãos do crime organizado.

O Conselho Federal e a seccional gaúcha já atuaram na Corte Interamericana e obrigaram o Estado do Rio Grande do Sul a tomar providências com relação ao caos carcerário.

O presidente Lamachia também vai articular, junto com as seccionais da OAB, uma agenda de vistoria nos presídios que se encontram em estado mais crítico em todo o País. As vistorias devem ocorrer ao longo do primeiro trimestre.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.