Onda de calor com alerta de perigo atinge SP, PR, MG, MS, MT e GO e vai até quarta-feira (1º)
Meteorologistas veem risco à saúde devido à temperatura 5°C acima da média; maioria das capitais terá mais de 30°C neste domingo (28)
Cidades|Do R7
A quarta onda de calor do ano provocou um alerta de perigo, devido às altas temperaturas, em regiões de seis estados do país. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) avisou, desde o último sábado (27), que há risco à saúde no oeste e noroeste de São Paulo, norte do Paraná, Triângulo Mineiro, sul de Goiás, sul de Mato Grosso e em todo o Mato Grosso do Sul.
VEJA A PREVISÃO DO TEMPO PARA A SUA CIDADE
O alerta ocorre porque as temperaturas vão ficar ao menos 5°C acima da média desta época do ano por período de três a cinco dias. Cidades como São José do Rio Preto (SP) e Presidente Prudente (SP) terão temperaturas de até 37°C e umidade de 20% — patamar semelhante ao encontrado em desertos.
Os termômetros vão ficar nas alturas nessas regiões até, pelo menos, quarta-feira (1º). Em caso de situações extremas, o Inmet recomenda entrar em contato com a Defesa Civil dos estados, via telefone 199.
O calorão também chegou às capitais brasileiras neste domingo (28). Somente seis terão termômetros abaixo de 30°C hoje: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Salvador. Em São Paulo (SP), a máxima chega aos 31°C e, no Rio de Janeiro (RJ), vai a 34°C.
Tempestades no Rio Grande do Sul
O sul do Rio Grande do Sul também está em alerta, mas por outro motivo: os temporais que deverão atingir a região entre este domingo (28) e segunda-feira (29). A razão para a mudança no tempo é a chegada de uma frente fria.
Estão na área de perigo cidades como Uruguaiana, Santa Maria, Bagé, Pelotas e a capital gaúcha, Porto Alegre.
Entre as 21h de hoje e 18h de segunda-feira, existe a previsão de chuvas com volumes entre 50 mm e 100 mm por dia. Além disso, os ventos intensos, com velocidade de até 100 km/h, deverão atingir a região. Há risco de queda de granizo.
O instituto também alerta para eventuais cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.