Pescadores “cercam” navio de cruzeiro há quase 24 horas durante protesto em SC
Embarcação com 1.800 passageiros iria para o Uruguai, mas foi impedida de partir ontem
Cidades|Do R7, com Rede Record

Um protesto de pescadores em Santa Catarina causa, desde segunda-feira (5), transtornos no porto de Itajaí, o maior do Estado. Um navio de cruzeiro com 1.800 passageiros a bordo que estava atracado no píer foi impedido de partir, por volta das 16h, após ser cercado por pequenos barcos. O acesso aos portos de Itajaí e Navegantes está bloqueado.
A embarcação iria para o Uruguai, mas teve que passar a noite em Itajaí. O esgoto, que seria despejado em alto-mar, teve que ser retirado nesta terça-feira (6) por uma empresa especializada. Os passageiros não podem deixar o navio porque ele pode ser liberado pelos manifestantes a qualquer momento.
Os transtornos continuaram nesta manhã para quem depende do serviço de ferry boat que faz a travessia entre Navegantes e Itajaí. Os pescadores não deixaram uma das embarcações encostar e passageiros tiveram que aguardar a chegada da polícia para resolver a situação. No momento, apenas dois dos quatro ferries estão operando.
Pescadores e empresários do setor protestam contra uma portaria do Ministério do Meio Ambiente que proíbe a captura de mais de 90 espécies marinhas. A manifestação envolve dois sindicatos: o patronal e o dos trabalhadores. Cerca de 200 barcos e 10 mil pessoas estão participando, segundo o Sindipi (Sindicatos dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região). Em reunião nesta manhã, eles definiram que os bloqueios no canal do rio Itajaí-Açu continuam por tempo indeterminado.
A superintendência do porto de Itajaí diz que somente hoje seis operações (entrada e saída) estão previstas e até agora não puderam ser realizadas. O complexo portuário entrou com uma ação cautelar na noite de ontem e a Justiça deferiu uma liminar que obriga a liberação do canal. Em caso de descumprimento, foi determinada multa de R$ 50 mil por dia para cada barco que obstruir a passagem dos navios.
Em nota, a Pullmantur Cruzeiros, empresa responsável pelo navio Empress, afirma que “está prestando todo o atendimento necessário aos passageiros, prezando primeiramente pela segurança de todos que estão a bordo, e reavaliará o itinerário inicialmente proposto assim que tiver um posicionamento oficial quanto ao horário de liberação do navio”. Muitos passageiros já se queixam do fato de terem perdido um dia de viagem.
Assista ao vídeo:















