Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

PF desarticula esquema de envio ilegal de migrantes ao exterior

Investigados recebiam pagamentos por meio de casa lotérica em Governador Valadares (MG); principal destino das vítimas eram EUA

Cidades|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Polícia Federal desarticulou um esquema de migração ilegal em Minas Gerais e São Paulo.
  • O grupo criminoso oferecia logística e documentos falsos para viagens ilegais aos EUA.
  • Uma casa lotérica em Governador Valadares foi utilizada para receber pagamentos das vítimas.
  • Investigações revelaram que cerca de 370 pessoas foram enviadas ilegalmente, incluindo crianças e adolescentes.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A ação é parte de uma investigação iniciada em 2024 PF/Reprodução - Arquivo

A PF (Polícia Federal) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (11), em Minas Gerais e em São Paulo, seis mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa que promovia migrações ilegais com fins lucrativos.

A operação ocorre como desdobramento de investigações iniciadas em 2024, no município de Governador Valadares (MG), quando a PF cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão com alvo em contrabandistas de pessoas que atuavam na região.


O grupo cuidava de toda a logística das viagens ilegais, cujo destino principal eram os Estados Unidos. Os suspeitos forneciam orientações sobre os trajetos, providenciavam documentos falsos para que os migrantes pudessem simular a condição de turistas ao desembarcarem em aeroportos estrangeiros e usavam uma casa lotérica da cidade mineira para receber pagamentos feitos pelas vítimas do esquema.

Leia Mais

Quando as investigações começaram, a PF descobriu que a quadrilha tinha, até então, enviado ilegalmente cerca de 370 pessoas para os EUA — inclusive crianças e adolescentes, em desacordo com as normas legais.


Além das buscas, a Justiça Federal autorizou a retenção de até R$ 164 mil em bens e valores dos investigados. Inicialmente, o grupo deve ser indiciado pelos crimes de promoção de migração ilegal, envio de menor ao exterior sem atendimento às formalidades legais necessárias e ameaça.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.