PF faz operação contra grupos que transportavam brasileiros ilegalmente para os EUA
Ações foram cumpridas em Minas Gerais, São Paulo e Rondônia; uma pessoa foi presa
Cidades|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (5), duas operações para desarticular grupos que faziam migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos.
Em Governador Valadares (MG), Itanhomi (MG) e São Paulo (SP) foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão contra pessoas responsáveis por enviar pelo menos 220 pessoas para a América do Norte de forma ilegal.
Leia Mais
A investigação apontou que o grupo utilizava rotas pela América Central e México e ameaçavam familiares das vítimas no Brasil para cobrar pagamentos, que recebiam em contas de terceiros. O esquema contava com uma rede de apoio nos EUA para receber os migrantes.
Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, ameaça e lavagem de dinheiro. A Justiça Federal também determinou o bloqueio de bens e valores dos investigados, que somam mais de R$ 23,7 milhões.
Já em Porto Velho (RO), foram cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia contra um grande esquema de indivíduos e empresas envolvidos, também, na migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos.
Os agentes federais identificaram transações financeiras suspeitas, vínculos entre empresas de turismo e migrantes detidos no exterior, utilização de endereços eletrônicos associados às empresas investigadas para emissão de passaportes, além de transferências patrimoniais realizadas às vésperas da saída de determinados migrantes do território nacional.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
