PF investiga cidade com 13 mil habitantes que gastou mais com passagens aéreas que Manaus
Operação desta terça focou empresas investigadas, os respectivos responsáveis e os servidores municipais em tese envolvidos
Cidades|Do R7, em Brasília

A Polícia Federal investiga gastos com passagens aéreas no município de Guajará (AM). O indício de um possível desvio de dinheiro surgiu quando os investigadores descobriram que a cidade, localizada a mais de 2.000 km da capital, gastou mais do que Manaus. Além disso, a investigação aponta que o esquema teria sido realizado por meio de pagamentos por passagens que nunca foram emitidas. O R7 tenta contato com a prefeitura da cidade, e o espaço permanece aberto.
Nesta terça-feira (1º), uma operação, realizada nas cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Guajará (AM), cumpriu nove mandados de busca e apreensão, além do sequestro de um veículo. Foram alvos da ação as empresas investigadas, seus respectivos responsáveis e servidores públicos municipais supostamente envolvidos.
Veja mais
Segundo o último dado do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tinha cerca de 13 mil habitantes em 2022, enquanto Manaus tinha mais de 2 milhões de moradores no mesmo ano. As investigações também identificaram diversas irregularidades contratuais e administrativas, tais como:
- Notas fiscais com descrição genérica dos serviços prestados e sem a devida comprovação do funcionário responsável;
- Ausência de apresentação dos bilhetes aéreos utilizados nas viagens;
- Falta de justificativas técnicas consistentes para os aditivos contratuais.
Os suspeitos poderão responder judicialmente pelos crimes de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp