Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Polícia do CE coloca foto de Michael B. Jordan em lista de procurados

Foto de ator foi uma das 3 imagens de termo de reconhecimento que apontou adolescente como suspeito da chacina da Sapiranga

Cidades|Do R7, com informações da Record TV

  • Google News
Polícia afirma que reconhecimento fotográfico é apenas uma das etapas em indiciamento
Polícia afirma que reconhecimento fotográfico é apenas uma das etapas em indiciamento

A Polícia Civil do Ceará colocou a foto do astro de cinema Michael B. Jordan na lista dos procurados da chacina da Sapiranga, que deixou cinco mortes em Fortaleza em 25 de dezembro do ano passado. 

A fotografia do ator, estrela de Creed: Nascido para Lutar e Pantera Negra, de 34 anos, é uma das três imagens de um Termo de Reconhecimento Fotográfico da Polícia Civil do Ceará, realizado horas após os crimes, que levou ao apontamento de um adolescente de 16 anos (identidade preservada) como suspeito de participar da matança.


A técnica do reconhecimento fotográfico pela Polícia no Ceará passou a ser questionada por advogados criminalistas. Além de ter levado à prisão e à condenação de inocentes — segundo a Justiça —, o recurso já se utilizou antes das fotografias de um ator americano e de modelos.

Leia também

Em nota, a Polícia Civil informou que o trabalho de reconhecimento fotográfico é apenas uma das etapas que podem levar ao indiciamento de um acusado e que depoimentos de testemunhas e perícias técnicas nos locais de crime (coleta de impressões digitais, análise de câmeras de segurança, por exemplo) também constituem parte do processo de investigação.


"Cabe destacar que o trabalho policial juntou elementos comprobatórios por meio de provas técnicas, através de perícias, e testemunhais", afirma a instituição.

A polícia disse ainda que editou uma nota técnica, em setembro de 2021, que define as normas para ação de reconhecimento de pessoas, seja presencial ou fotográfico, a ser seguida pelos delegados da Polícia do Estado do Ceará.

A polícia também informou que os trabalhos investigativos relacionados as mortes ocorridas no bairro Sapiranga, desenvolvidos pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) resultaram na identificação de 28 pessoas, dos quais foram indiciados 22 adultos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.