Cidades Polícia faz ação contra quadrilha de fraude de cartões de passagem no RJ

Polícia faz ação contra quadrilha de fraude de cartões de passagem no RJ

De acordo com as investigações, o grupo, que atuava em estações de trem, causou cerca de R$ 6 milhões de prejuízo aos cofres públicos em um ano

  • Cidades | Lucas Ferreira, do R7*

A Polícia Civil realiza na manhã desta quarta-feira (23) uma operação contra uma quadrilha investigada por fraudar créditos de cartões de passagem no Rio de Janeiro. Segundo os agentes do caso, o grupo atuava rotineiramente em estações de trem do Estado.

Alerj vota hoje impeachment do governador afastado, Wilson Witzel

De acordo com as investigações coordenadas pela Decon (Delegacia do Consumidor), os fraudadores inseriam créditos fraudulentos em cartões de passagem, popularmente conhecidos como bilhete único.

Pelo menos seis pessoas da quadrilha já foram presas

Pelo menos seis pessoas da quadrilha já foram presas

Reprodução/Record TV Rio

Estima-se que a ação do grupo tenha gerado um prejuízo de R$ 6 milhões aos cofres públicos no período de um ano, uma vez que parte destas passagens são subsidiadas pelo Estado.

Segundo o delegado Mauro César da Silva Júnior, a quadrilha tinha acesso a um programa que quebrava o sistema de inserção de créditos do cartão, que posteriormente eram vendidos aos passageiros em estações de trem por um valor menor que o usual.

“Eles tinham uma tecnologia que conseguia quebrar o código de segurança desses cartões do bilhete único. Ao mesmo tempo que ele quebrava esse código de segurança, ele fazia inserir créditos fraudulentos que eram vendidos nas catracas destas estações de trem para passageiros que muitas das vezes nem sabiam que estes créditos eram fraudulentos.”

Elias Maluco morre em presídio federal de Catanduvas (PR)

A Polícia Civil não divulgou o número de mandados de busca e apreensão, mas de acordo com informações da Record TV Rio, pelo menos, seis pessoas foram presas durante as primeiras horas desta quarta.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas