Polícia Rodoviária Federal promove o 9º Festival Temático de Trânsito
Meta do evento é conscientizar estudantes sobre a importância de respeitar as leis e, assim, evitar os acidentes de trânsito e suas consequências
Cidades|Do R7

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) promoveu, na última quarta-feira (17), o 9º Festival Estudantil Temático de Trânsito - Fetran, um projeto de educação para o trânsito feito em parceria com Escolas e Secretarias Municipais de Educação.
Por meio de atividades pedagógicas associadas a manifestações artísticas e culturais diversificadas, o evento tem a meta de sensibilizar e conscientizar jovens estudantes sobre a importância de respeitar as leis e, assim, evitar os acidentes de trânsito e suas consequências.
No Mato Grosso do Sul, o evento contou com a abertura de Jerry Espíndola e Banda, apresentando o Projeto Trajetória da Música de Mato Grosso do Sul.
Na sequência, o Superintendente Regional da PRF no Mato Grosso do Sul, o Inspetor Luiz Alexandre Gomes da Silva, fez um pronunciamento e presenteou os colaboradores e jurados com uma miniviatura da PRF, em agradecimento ao suporte ao evento.
Na sequência, foram reveladas as escolhas dos jurados das melhores peças e melhor ator e atriz e melhor texto nas três categorias: Infantil, Infanto-juvenil e Juvenil. Houve ainda premiação dos 15 professores finalistas, que se empenharam e dedicaram durante meses na preparação das peças.
As três melhores peças teatrais eleitas pelo público, escolhidas em enquete em uma rede social, foram premiadas pela organização do evento. Todos os alunos ganhadores receberam um smartphone — premiação oferecida pelo Detran-MS, parceiro e colaborador do Fetran.
O dia comemorativo terminou com uma festa na área da piscina do hotel com o DJ Erick, cortesia oferecida pela SECC (Secretaria de Cultura e Cidadania), parceira da PRF na realização do Fetran. Crianças, adolescentes, professores e colaboradores dançaram e comemoraram o último dia do Festival. Entre quarta (17) e sexta-feira (19), as crianças ainda participaram de atividades culturais e recreativas antes de retornar às suas cidades.
Em 2018, o Fetran foi realizado nos Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, em parceria com as Escolas Públicas e Particulares, Superintendências de Ensino e Secretarias Municipais de Educação.