Ponte que liga Tocantins e Maranhão desaba sobre rio; pelo menos duas pessoas morreram
Nas redes sociais, vídeos mostram o momento em que a estrutura desaba quando veículos passavam pelo local
Cidades|Carlos Eduardo Bafutto, Giovana Cardoso e Lis Cappi, do R7, em Brasília
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) desabou na tarde deste domingo (22) sobre o rio Tocantins. Pelo menos duas pessoas morreram e outra ficou ferida. Uma das vítimas fatais era uma jovem de 25 anos de idade. Não foram divulgadas informações sobre a outra pessoa morta no incidente. Já o ferido é um homem de 36 anos que foi conduzido ao hospital de Estreito com uma fratura na perna. De acordo com a Polícia Militar do Tocantins, foram reportados 10 desaparecidos: 8 adultos e 2 crianças (de 3 e 11 anos).
Nas redes sociais, vídeos mostram o momento em que a estrutura desaba quando veículos passavam pelo local.
Ao R7, o dono de uma loja que fica próxima à ponte informou que “dois caminhões caíram junto com a estrutura, além de uma moto e um carro pequeno”. Ele também relatou que equipes de resgate seguem trabalhando na área. A informação do óbito foi confirmada pela PRF e pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). A PRF informou que está avaliando as melhores alternativas de desvio de trânsito.
Veja mais
“Diante deste cenário estamos avaliando as melhores alternativas de desvio de trânsito, a fim de que os usuários da rodovia possam seguir viagem. Não temos ainda informações concretas sobre vítimas. Já houve acionamento dos órgãos competentes (Bombeiros e DNIT)”, informou a PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Com a queda da estrutura, que tem 533 metros de extensão, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) interditou totalmente a BR-226/TO. O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que equipes do departamento estão se deslocando para o local “visando avaliar a situação, apurar as possíveis causas e tomar as medidas necessárias”.
O governador Carlos Brandão informou também que equipes de busca estão no local e que o governo do estado está à “disposição para prestar o socorro necessário e buscar maneiras de auxiliar na manutenção do fluxo provisório sobre o rio Tocantins”.
Rotas alternativas
Como rota alternativa, veículos que estão no Tocantins devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA.
Já no Maranhão, os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA.