Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como evitar o chulé em pets?

Chulé em pets é algo um tanto inusitado para muita gente, mas é importante saber que nossos cães ou gatos podem ter o odor nas patinhas. Afinal, os pets também transpiram. E quando esse cheiro for suave é bastante normal, ou seja, sentido apenas quando estamos muito próximos das patinhas. “Isso não costuma ser sinal […]

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

Chulé em pets é algo um tanto inusitado para muita gente, mas é importante saber que nossos cães ou gatos podem ter o odor nas patinhas. Afinal, os pets também transpiram. E quando esse cheiro for suave é bastante normal, ou seja, sentido apenas quando estamos muito próximos das patinhas.

“Isso não costuma ser sinal de problemas mais graves. Já quando o odor se torna muito forte e está presente em todos os momentos, e sentir esse odor de uma certa distância é melhor ficar atento”, indica a médica veterinária e Profa. Dra. Meire Silva.

Coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Unipê, Dra. Meire diz ser essencial higienizar corretamente as patas dos nossos amigos. Isso deve ser feito, por exemplo, após os passeios, lavando as patinhas e secando-as bem.

“Uma outra forma é a utilização de shampoo a seco. São vendidos na forma de spray e, quando aplicado nos pets, funciona como um banho seco, sem a necessidade de água para a sua remoção. Porém é preciso ter cuidado com os olhos durante a aplicação, que deve ser espalhado bem por todo o corpo”, coloca.

Continua após a publicidade

Cuidados diários ajudam a evitar a proliferação de microrganismos causadores do mau odor, diminuindo esse cheiro. Com isso, Dra. Meire Silva dá mais dicas para ajudar os tutores:

1. Higiene na medida certa: sempre limpar as patinhas do seu amigo após os passeios, mas igualmente ficar atento com o excesso de cuidados de higiene, pois pode causar problemas maiores, como alergia e desequilíbrios na flora natural da pele dos pets;

Continua após a publicidade

2. Não deixe as patas olhadas por muito tempo: sempre depois do banho ou após um passeio em dia de chuva, secar bem as patas seu amiguinho, já que a umidade é um dos fatores que contribuem para a proliferação de fungos, principalmente;

3. Hidratantes específicos para pets: aposte no uso deles, pois podem ajudar a remover a pele morta;

Continua após a publicidade

4. Uso de sapatos: havendo necessidade de sapatos próprios para cães por condições especiais, ou altas temperaturas em determinadas regiões, é bom evitar seu uso prolongado. Isso porque ele ajuda a abafar a região dos coxins (“almofadinhas das patas”), favorecendo para proliferação de microrganismos.

E aí, quer ser um (a) médico (a) veterinário (a)?

Faça o curso de Medicina Veterinária do Unipê! Na instituição, o (a) estudante é preparado (a) para ser o (a) profissional apto (a) a cuidar da saúde do animal, seja pet, de produção ou silvestre. Confira mais aqui!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.