Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Evento marca programações do Mês da Consciência Negra em Pombal

Para marcar as programações do Mês da Consciência Negra, o Centro de Educação Margarida Pereira da Silva (Cemar), com sede na cidade de Pombal-PB, realizou o Seminário Regional de Empreendedorismo, Promoção e Igualdade Racial. A ação aconteceu nesta sexta-feira (12), no Sítio São João, e teve o objetivo de promover o debate sobre o racismo […]

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

Para marcar as programações do Mês da Consciência Negra, o Centro de Educação Margarida Pereira da Silva (Cemar), com sede na cidade de Pombal-PB, realizou o Seminário Regional de Empreendedorismo, Promoção e Igualdade Racial. A ação aconteceu nesta sexta-feira (12), no Sítio São João, e teve o objetivo de promover o debate sobre o racismo institucional. Estiveram presentes na atividade a deputada estadual Pollyanna Dutra, a secretária de estado da mulher e da diversidade humana, Lídia Moura, além de representantes de comunidades quilombolas do Sertão e autoridades locais.

De acordo com um dos organizadores do evento, José Ribeiro, a ação teve o importante papel de reunir comunidades quilombolas do Sertão, além de autoridades, para discutir a igualdade racial.

“Esse evento promoveu um importante espaço de discussão acerca do Mês da Consciência Negra. Oportunamente, as comunidades conseguiram interagir e ter acesso a informações trazidas pela secretária Lídia Moura acerca das políticas públicas. Destaco que já foi dado um pontapé inicial no olhar para as comunidades quilombolas da região devido ao trabalho já realizado pela deputada Pollyanna aqui em Pombal e pela secretária Lídia Moura. Aqui, juntos, oportunizamos discussões sobre caminhos para levar mais desenvolvimento para as comunidades remanescentes de quilombolas do estado da Paraíba”, destacou.

Para a deputada Pollyanna Dutra, que já possui atuação junto aos quilombolas do estado e às comunidades presentes no evento, a ação destaca a relevância dos debates acerca da consciência negra, que precisam ultrapassar o mês de novembro.

Publicidade

“As discussões com relação ao racismo institucional precisam ultrapassar apenas um mês de debates. Enfrentamos diversas formas de racismo diariamente e o institucional é um deles. Estar aqui hoje representa uma resposta à luta, à resistência desse povo e o olhar de um governo que, por meio da secretaria da mulher e da diversidade humana, chega junto e dá respostas. Momento extremamente importante, motivo pelo qual reforço meu compromisso e meio apoio a essas comunidades remanescentes de quilombos do nosso estado da Paraíba”, acrescentou a parlamentar.

De acordo com a secretária Lídia Moura, o evento realizado no município de Pombal reforça a importância de ampliar os diálogos em torno da consciência negra. Segundo ela, os quilombos precisam ser vistos como um patrimônio do estado da Paraíba.

Publicidade

“Estamos juntos nesse dia que simboliza o Dia da Consciência Negra com discussões sobre o racismo institucional e dando respostas também para essas comunidades sobre parcerias importantes. Também destacamos a importância de respeitar a história desse povo, pois os quilombos são um patrimônio histórico da Paraíba. Então, no ‘Novembro Negro’, queremos conclamar a sociedade a ter esse olhar, não só de respeito, de combater o racismo, mas de pertencimento, de compreender a história do povo negro como um patrimônio de toda a Paraíba. Viemos com esse objetivo e também trazendo a mensagem do governador Joao Azevêdo, que tem interiorizado as políticas do estado e assim tem sido também em Pombal e em todo o Sertão do Estado da Paraíba”, comentou. 

O Seminário promovido pelo Cemar contou com a participação de remanescentes de quilombos dos municípios de Pombal (Os Daniel, Os Rufinos e Os Barbosa); de Triunfo (Quilombo dos 40); e de Cajazeirinhas (Comunidade Umburaninha). Ainda estiveram presentes a vereadora Edni Evaristo, do município de Pombal, o gerente do Sine Estadual em Pombal, Erivan Lima Lira, além da direção do Cemar, na pessoa do senhor Damião Ribeiro e demais representantes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.