Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hospital Universitário Lauro Wanderley ganhará Centro de Pesquisa Clínica 

Com o objetivo de ser referência em pesquisa clínica e em estudos de avaliação de dispositivos médicos, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), em João Pessoa, vai implantar o Centro de Pesquisa Clínica (CPC). As obras de adequação do equipamento, que vai funcionar no 1º andar do prédio do hospital-escola, estão em andamento. Segundo o […]

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

Com o objetivo de ser referência em pesquisa clínica e em estudos de avaliação de dispositivos médicos, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), em João Pessoa, vai implantar o Centro de Pesquisa Clínica (CPC). As obras de adequação do equipamento, que vai funcionar no 1º andar do prédio do hospital-escola, estão em andamento.

Segundo o gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, Eduardo Fonseca, com o Centro, o hospital poderá capacitar profissionais de saúde em pesquisa clínica. “Com isso, vamos impulsionar a pesquisa acadêmica através de linhas pré-definidas”, disse o gestor. Serão desenvolvidas pesquisas nas áreas de reumatologia, hematologia, endocrinologia, dermatologia e imunologia.

Ocupando uma área de 500 metros quadrados, o Centro de Pesquisa Clínica terá uma sala de infusão, três consultórios, duas enfermarias (de dois e quatro leitos), um laboratório com biobanco, sala de medicamentos, duas salas de pesquisadores, um posto de enfermagem com sala de coleta e curativo, uma sala de utilidades, repouso compartilhado, uma sala destinada à residência multiprofissional, uma recepção/sala de espera, além de sete banheiros.

Toda a estrutura física atende às exigências regulatórias nacionais e internacionais para o desenvolvimento de estudos clínicos. O projeto contempla a reestruturação, readequação e modernização do ambiente seguindo as normas vigentes do Ministério da Saúde. “Contamos com todo o apoio da Ebserh sede na capacitação e elaboração das regras necessárias para o funcionamento do CPC do HULW”, informou Eduardo Fonseca.

Publicidade

A equipe do CPC do HULW-UFPB será composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e outros da área de saúde, além do corpo técnico-administrativo. Atualmente, as pesquisas clínicas acontecem nos ambulatórios e unidades de internação do hospital. 

A expectativa, com o CPC, é que o número de estudos clínicos aumente consideravelmente. “O objetivo é colocar o HULW como referência em pesquisa clínica e nos estudos de avaliação de device médico entre os hospitais do país”, disse o gerente. 

Publicidade

Assessoria

Em maio de 2021, o HULW recebeu a visita de uma consultora da Unesco especializada em pesquisa clínica. A finalidade foi conhecer o projeto do Centro de Pesquisa Clínica, definir diagnóstico e elaborar um plano de ação para a unidade. 

A parceria foi possível, graças a iniciativa viabilizada pela Ebserh, que contratou seis consultores com experiência em pesquisa clínica para realização de análise e planejamento nos centros de pesquisa dos hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na ocasião, após análise da estrutura disponível, a consultora Cleila Bosio observou que o HULW dispõe de um excelente potencial para o desenvolvimento de pesquisa clínica.

Publicidade

Campanha

Com o slogan ‘Hospital-escola que ensina e transforma o cuidar’, o Hospital Universitário Lauro Wanderley lançou, em agosto, uma campanha de comunicação. O objetivo é marcar na comunidade o posicionamento da instituição como um ambiente voltado, principalmente, aos serviços de apoio ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação em saúde pública, associado à assistência em saúde de qualidade.

A medida visa esclarecer para a população paraibana a missão institucional do HULW, que é “desenvolver ensino, pesquisa e extensão, aliado a uma assistência integral e de qualidade”. Hospital-escola da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Lauro Wanderley é vinculado à Ebserh, estatal cujo princípio é “ensinar para transformar o cuidar”. 

Sobre a Ebserh

O HULW da UFPB integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.