Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irmãos do Sertão da Paraíba recebem diagnóstico de doença rara após 30 anos

Afetados por uma doença rara, os irmãos Janailson, de 33 anos, Madalena, de 28, Cícero, de 30, e Josefa de 40, moram em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, com os pais agricultores, que tiveram 16 filhos. Mas foi somente em 2016 que eles tiveram o diagnóstico de MPS IV-A (Mucopolissacaridose Tipo IV-A – Síndrome […]

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

Afetados por uma doença rara, os irmãos Janailson, de 33 anos, Madalena, de 28, Cícero, de 30, e Josefa de 40, moram em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, com os pais agricultores, que tiveram 16 filhos. Mas foi somente em 2016 que eles tiveram o diagnóstico de MPS IV-A (Mucopolissacaridose Tipo IV-A – Síndrome de Mórquio A), doença genética, hereditária, que compromete o organismo, levando a problemas nos ossos, articulações, vias respiratórias e sistema cardiovascular.

Os pacientes com MPS também apresentam engrossamento progressivo das feições, opacificação das córneas, aumento de fígado e baço, acometimento das válvulas cardíacas e alteração no crescimento.

Quem suspeitou da doença dos quatro foi uma irmã deles, a agente comunitária de saúde Francinalva, que após uma aula médica pôde finalmente ajudar os irmãos debilitados. Como perderam a mobilidade e força dos membros inferiores, eles têm dificuldade de locomoção, principalmente Madalena e Cícero, que são os mais afetados pela doença.

Paula Medeiros, médica geneticista dos quatro irmãos, conta que a Paraíba tem um número muito elevado de pacientes com doenças raras, principalmente a MPS. Ela informa que o estado sofre do efeito da colonização, ou seja, quando os portugueses chegaram ao local eles tinham esse gene e se casavam entre si, pois era uma tradição, e os filhos deles levavam consigo e passavam a doença adiante. Com isso, a comunidade portadora da doença foi surgindo e se tornando presente na região.

Publicidade

O Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, que é referência em doenças raras, ficou sabendo do possível caso de MPS e convidou os quatro para conhecer o local. Lá eles fizeram entrevistas para entender a rotina de como é viver com a MPS, consultas e exames e, por meio disso, foi confirmada a doença.

Os irmãos deram início no dia 21 de agosto de 2021 às sessões de terapia de reposição enzimática por infusão da medicação no Hospital Regional de Princesa Isabel. A doença já está em estado avançado, mas a terapia irá e interromper a progressão da condição.

Publicidade

Para Glaucia, participante da Associação Paraibana de Doenças Raras (Aspador), que também ajudou os quatro irmãos a conseguirem o medicamento e tem um filho com MPS, o tratamento foi um resgate da esperança para os portadores da doença, além de destacar que o apoio psicológico e da comunidade para famílias com doenças raras é essencial, pois ajuda na autoestima e empoderamento da família quando um filho é diagnosticado.

Sobre MPS

Existem vários tipos de MPS. A doença decorre em razão de erros inatos do metabolismo que levam à formação inadequada de enzimas, substâncias fundamentais para diversos processos químicos em nosso organismo. Essas falhas podem levar a diversas doenças, como a mucopolissacaridose, também conhecida como MPS.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.