Portal Correio
Portal CorreioO projeto de extensão Fábrica de Software do Unipê recebeu o Prêmio Afrapep de Educação Fiscal 2021, 5ª edição da programação que é realizada pela Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep). Anualmente, a Associação premia os melhores projetos de instituições e da imprensa voltados à educação fiscal.
O projeto venceu com o jogo educativo IPTU Teens, que auxilia no processo educativo de crianças e adolescentes, entre 8 e 12 anos de idade, com a abordagem didática de assuntos sobre moral, ética, cidadania, impostos e programas escolares, a exemplo de dados sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
A produção do jogo, coordenada pelo Prof. Me. Thiago Rodrigues Medeiros, foi concluída em pouco mais de três meses. A criação contou com a participação efetiva de alunos do projeto de extensão Fábrica de Software, que são dos diversos cursos de Tecnologia da Informação (TI) do Unipê, e de docentes.
“Nosso projeto concorreu na categoria Tecnologia, dentre as categorias Escolas, Instituições, Profissionais de Imprensa e Profissionais de Tecnologia, e nossos alunos extensionistas realizaram todas etapas do desenvolvimento, desde a concepção e projeto até a versão finalizada e entregue para o cliente parceiro e para o concurso, sob a condução do tech leader Prof. Thiago Rodrigues”, disse o Prof. Me Walace, docente nos cursos de tecnologia do UBTech TI e coordenador do projeto Fábrica de Software do UBTech Office Unipê.
Participaram ainda do desenvolvimento do IPTU Teens: Elaine Carvalho César, gerente executiva da Escola Administração Tributária (Esat/SEFAZ/PB); Reynaldo Serpa, promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB); e Ciliana Nunes, gerente operacional de Educação Fiscal da Escola Administração Tributária da Paraíba (ESAT PB).
A 5ª edição do Prêmio Afrapep de Educação Fiscal 2021 contou com a parceria do Sindicato dos Auditores Fiscais da Paraíba (Sindifisco PB) e o apoio da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e da ESAT.PB. Concorreram escolas públicas, universidades, jornalistas, profissionais amadores e estudantes de TI, que desenvolveram projetos voltados à Educação Fiscal em suas comunidades locais e em suas áreas de atuação. Como prêmio, os seis melhores projetos receberam R$ 3 mil.
A divulgação completa dos vencedores você confere aqui. Confira abaixo a equipe que desenvolveu o IPTU Teens.
Líder técnico:
– Prof. Me. Thiago Rodrigues Medeiros
Gestor de Projetos:
– Gabriel Simões Galvão – Gestão da Tecnologia da Informação 3º Período
Game Design:
– Lucas Chagas Gomes Pereira – Ciência da Computação 3º Período
– Nina Tainná Dornelas Fernandes dos Santos – Ciência da Computação 7º Período
– Pablo Fernando de Menezes Santos – Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1º Período
Programação:
– Vinícius de Aguiar Pedrosa – Ciência da Computação 3º Período
– Samuel Luciano Dos Santos Souza – Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3º Período
– Gabriel Castro Cavalcante – Ciência da Computação 1º Período
– Josemilson Elias Lopes – Ciência da Computação 1º Período
Artistas:
– Ana Luiza Gonçalves Torres – Ciência da Computação 1 º Período
– José Alexandre Carlos de Araújo – Redes de Computadores 5º Período