Saiba como ajudar as pessoas atingidas pelas chuvas na Bahia
Além de 471 mil atingidos e 34 mil desabrigados, ao menos 21 pessoas morreram; 136 cidades estão em estado de emergência
Cidades|Do R7
Devido às consequências das fortes chuvas no sul da Bahia, que deixaram ao menos 21 mortos e 471 mil pessoas afetadas, prefeituras da região e outras instituições estão organizando campanhas para arrecadar recursos e destiná-los às famílias atingidas em dezembro.
Até o momento, segundo a última atualização divulgada pela Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil), mais de 34 mil pessoas estão desabrigadas, e são 136 municípios em estado de emergência no estado.
Entre as cidades que mais sofrem com as chuvas e terras indígenas que pedem por auxílio, a reportagem separou iniciativas de arrecadação para as populações atingidas na Bahia:
Povos indígenas
O Mupoiba (Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia) e a Finpat (Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia) realizam uma campanha de arrecadação para ajudar centenas de famílias indígenas que nesse momento se encontram em estado de calamidade pública.
Por causa das cheias dos rios e das pontes e estradas destruídas, as populações estão ilhadas e isoladas em suas comunidades, como informa a Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).
Além das doações por transferência bancária ou Pix, a campanha está arrecadando alimentos, produtos de limpeza e higiene, água potável, colchonetes e cobertores.
Bombeiros
Os 20 grupamentos do CBMBA (Corpo de Bombeiros Militar da Bahia) estão recebendo donativos para colaborar com as vítimas das chuvas, como alimentos não perecíveis e dentro do prazo de validade, materiais de higiene pessoal e limpeza, água, roupas e sapatos em bom estado. Transferências bancárias e Pix não serão aceitos. Mais informações neste link.
Prefeituras
Itapetinga
A prefeitura de Itapetinga está aceitando doações de alimentos, roupas, colchões e cobertores. O endereço disponibilizado é a avenida Luiz Viana Filho, 231, Morumbi, em Itapetinga.
Itabuna
A prefeitura de Itabuna está aceitando doações via Pix e transferências bancárias à Defesa Civil municipal. A conta corrente é a nº 131740-7, agência 0070-1, no Banco do Brasil. As chaves Pix são o email (defesacivil@itabuna.ba.gov.br) e o CNPJ: 14.147.490/0001-68.
Mutuípe
A prefeitura de Mutuípe está arrecadando alimentos, roupas, colchões e cobertores. Os produtos estão sendo entregues na escola Lídio Santos.
Jequié
A prefeitura de Jequié está recebendo roupas para crianças, toalhas de banho, colchões, alimentos não perecíveis, água mineral e materiais de limpeza e de higiene pessoal, tanto para adultos quanto para crianças, escova de dentes, creme dental, desodorantes, absorventes e fraldas geriátricas. Veja os locais de doação neste link.
Itacaré
O município de Itacaré está recebendo alimentos, vestimentas, produtos de higiene, roupas de cama e toalhas. As doações são recebidas na Secretaria de Assistência Social, atrás do Clube Municipal Pirajá, próximo à praça São Miguel. Para mais informações, basta contatar o número (73) 99141-8701.
Itajuípe
A prefeitura de Itajuípe está aceitando roupas, colchões, alimentos e produtos de higiene. O contato divulgado pela gestão é o telefone (73) 98124-8493.
Coaraci
Em Coaraci, as entregas de roupas, cobertores, alimentos e colchões são feitas no Ceplac, todos os dias, até as 18h. O contato divulgado pela prefeitura é o telefone (73) 98252-8293.
Santa Cruz da Vitória
A prefeitura de Santa Cruz da Vitória recebe mantimentos, colchões e lençóis. O telefone para contato é o (73) 98138-4083.
Floresta Azul
O município de Floresta Azul também está arrecadando água, roupas, calçados e produtos de higiene para as famílias desabrigadas. Os pontos de entrega são os colégios da rede municial, o Cras (Centro de Referência da Assistência Social), a Igreja Adventista Central e o Salão Paroquial.
TRE-BA
O TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia) está recebendo donativos, como alimentos não perecíveis, roupas, colchões, cobertores, itens de higiene e água, das 9h às 17h, em sua sede no Centro Administrativo da Bahia. Para contribuir, basta entrar em contato via email: apoioasvitimasdaschuvas@tre-ba.jus.br. Saiba mais neste link.
OAB-BA
A OAB-BA (Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia) está arrecadando alimentos não perecíveis, água mineral e produtos de higiene e limpeza. As doações são entregues na sede da seccional, na rua Portão da Piedade, 16, no bairro Dois de Julho, em Salvador.
Igreja Universal
A Igreja Universal também está participando de campanhas de solidariedade, e enviou para a Bahia 100 toneladas com água, alimentos e produtos de higiene pessoal em seis caminhões.
Cruz Vermelha
Além de oferecer uma equipe de monitoramento da situação no sul da Bahia e enviar dois membros à região, a Cruz Vermelha Brasileira está recebendo doações via transferências bancárias e Pix.