Seis baleias morrem encalhadas em praia do Rio Grande do Norte
Animais foram encontrados em Areia Branca; operação de resgate foi realizada sem sucesso
Cidades|Do R7
Cerca de trinta baleias encalharam neste domingo (22) na praia de Upanema, em Areia Branca, no litoral do Rio Grande do Norte, e apesar dos esforços para devolvê-las ao mar seis acabaram morrendo. Imediatamente após serem encontradas, um grupo de pescadores improvisou uma operação de resgate para salvá-las.
Areia Branca fica a 327 quilômetros de Natal. A operação de resgate também contou com a ajuda de funcionários de um centro de estudos sobre baleias da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e agentes da polícia militar, que foram avisados pelos pescadores sobre a presença dos animais na praia.
Apesar dos esforços, seis baleias não conseguiram retornar ao mar e morreram na praia, explicou o tenente da polícia João Almeida. Os cientistas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte explicaram que os animais encontrados eram exemplares jovens de baleias-piloto, que em idade adulta podem chegar a medir até oito metros e pesar cerca de duas toneladas.















