Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sobe para 135 total de cidades atingidas por chuvas em Santa Catarina

Oitenta e dois municípios decretaram situação de emergência no estado em razão do mau tempo nos últimos dias

Cidades|Do R7

Cidades enfrentam inundações em Santa Catarina
Cidades enfrentam inundações em Santa Catarina Cidades enfrentam inundações em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina tem, nesta terça-feira (10), 135 municípios com ocorrências em virtude das chuvas fortes que atingem o estado. Na última segunda-feira (9), eram 132. A informação é da Defesa Civil.

O balanço mostra, também, que 82 cidades decretaram situação de emergência no estado em razão do mau tempo. Duas mortes foram confirmadas em decorrência das cheias dos rios: uma na cidade de Rio do Oeste, e a outra, em Palmeira.

De acordo com Defesa Civil estadual, o tempo em Santa Catarina continua firme, com predomínio de sol na maior parte do estado, por influência de um sistema de alta pressão. 

Na Grande Florianópolis, no vale do Itajaí e no litoral norte, porém, a variação de nuvens pode provocar chuva fraca e chuviscos isolados e passageiros. Apesar da melhora no tempo nesta segunda-feira, a previsão meteorológica mostra que, no fim da manhã desta quarta (11), o tempo mudará em Santa Catarina, com o retorno de chuvas, raios, fortes rajadas de vento e granizo, sobretudo na divisa com o Rio Grande do Sul.

Publicidade

O risco é classificado de moderado a alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa, como alagamentos, deslizamentos, por conta dos volumes de chuva, além de enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e galhos. Por isso, as operações da Defesa Civil continuam mobilizadas.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Publicidade

O governador de Santa Catarina, Jorge Mello, disse que “o aviso com bastante antecedência ajudou a salvar vidas e salvar o patrimônio. Foi um trabalho grandioso dos bombeiros, da polícia, da Defesa Civil, de todas as forças de segurança para ajudar a socorrer essas pessoas. Agora, é acolher essas famílias em casa de parentes e abrigos. Depois que baixarem as águas, vamos arregaçar as mangas para recuperar pontes e espaços públicos”, acentuou.

Assistência

O governo do estado distribuiu 39.968 itens de assistência humanitária, e as equipes permanecem em campo nas regiões afetadas.

O Comando Militar do Sul, do Exército, deflagrou a Operação Ânimo Forte, que visa reforçar as operações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Os militares e o pessoal especializado se deslocaram à região de Blumenau (SC) para prestar assistência à população. Estão sendo empregadas viaturas, como blindados anfíbios, embarcações e aviões, para, por exemplo, fazer o transporte de telhas fornecidas pela Defesa Civil e a remoção de pessoas que estão em zonas de risco.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.