Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Sobe para nove o número de mortos em PE e AL por causa das chuvas

Mais de 69 mil pessoas tiveram que sair de casa nos dois Estados por causa das inundações

Cidades|Do R7

  • Google News
Rio Paraíba inundou as ruas do Pilar durante o fim de semana
Rio Paraíba inundou as ruas do Pilar durante o fim de semana

Ao menos nove pessoas morreram em Pernambuco e Alagoas e cerca de 69.800 pessoas tiveram que deixar suas casas por causa das chuvas que atingem a região desde o fim de semana. De acordo com boletim da manhã desta terça-feira (30), sete pessoas morreram em Alagoas — os corpos de uma mulher e de um bebê foram localizados hoje — e duas pessoas ainda estão desaparecidas e o Corpo de Bombeiros continua as buscas na região. Em Pernambuco, há até o momento dois mortos e dois desaparecidos.

Um dos desaparecidos teria sido encontrado morto, nesta terça-feira, mas ainda não há confirmação oficial do Corpo de Bombeiros. O corpo foi encontrado na cidade de Caruaru, no Agreste. 


De acordo com o mais recente boletim do Corpo de Bombeiros de Alagoas, divulgado às 17hs desta terça-feira, as chuvas deixaram 8.444 famílias desabrigadas e outras 16.508 desalojadas, num total de mais de 25 mil espalhadas pelos 26 municípios afetados pelas águas.

Segundo a Sala de Alerta, em boletim também divulgado na manhã desta terça-feira, os rios Paraíba, Mundaú, Coruripe e São Miguel estão voltando ao seu escoamento normal. A Semarh (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) faz ainda um destaque para a elevação considerada nos rios localizados na Região Norte de Alagoas, a exemplo do Jacuípe e Camaragibe.


Veja como fazer doações para vítimas das chuvas em Pernambuco

Já em relação às lagoas Mundaú e Manguaba, os níveis ainda se mantêm elevados, porém já se constata o rebaixamento lento de seu nível em torno de 3 centímetros por hora na Lagoa Manguaba e de 1 a 2 centímetros na Lagoa Mundaú por hora. A Sala de Alerta reitera também que os avisos de alagamentos estão sendo encaminhados à Defesa Civil Estadual todos os dias.

Em Pernambuco, o governo informa que há 42.145 desalojados e 2.656 desabrigados. Nesta terça, o governo do Estado mudou a classificação de 14 municípios em estado de calamidade para situação de emergência: Água Preta, Amaraji, Barra de Guabiraba, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Gameleira, Jaqueira, Maraial, Palmares, Ribeirão, Rio Formoso e São Benedito do Sul. Também foram incluídas as cidades Caruaru, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa dos Gatos, Primavera, Quipapá, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.