Solo de Maceió cede quase 2 metros, mas ritmo de afundamento diminui
De acordo com a Defesa Civil do município, houve movimentação de 4,9 cm nas últimas 24 h; a cidade está em estado de alerta
Cidades|Do R7
De acordo com a última atualização da Defesa Civil de Maceió, o deslocamento vertical acumulado da mina 18 da Brakem já atingiu uma profundidade de 1,92 metro — uma movimentação de 4,9 cm nas últimas 24 horas. A velocidade vertical recuou de 0,25 cm por hora para 0,2 cm.
O órgão reduziu, nesta terça-feira (5), o nível operacional de alerta máximo para nível de alerta na região, com a possibilidade de colapso da mina.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a situação está estabilizada e, caso haja o colapso da mina, ele ocorrerá de forma localizada, e não generalizada.
"Observa-se estabilização da situação, com redução do ritmo de subsidência do terreno e da probabilidade de deslocamentos de terra de larga escala", diz o relatório.
Por precaução, a Defesa Civil recomenda à população que não transite na área desocupada até uma nova atualização, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo.
Veja mais:Por que ainda não há cratera? Entenda em sete pontos o desastre ambiental em Maceió