Trem da Vale tem 11 vagões tombados em ferrovia do MA
ONG diz que houve vazamento de gasolina e óleo diesel à beira do Rio Pindaré
Cidades|, com R7
Onze unidades de um trem de 30 vagões operado pela mineradora Vale descarrilharam na EFC (Estrada de Ferro Carajás), nesta sexta-feira (1º), na altura do município Buriticupu, no Maranhão. A locomotiva transportava combustíveis e obstruiu a ferrovia.
Em nota, a empresa disse que já tomou as medidas de seguranças necessárias para evitar danos ao meio ambiente.
De acordo com a ONG Justiça nos Trilhos, o acidente provocou um vazamento de gasolina e óleo diesel à beira do Rio Pindaré. Com 686 quilômetros de extensão, o rio é um dos maiores do Estado.
— O vazamento tende a comprometer drasticamente o abastecimento de água de todas essas famílias (de moradores próximos ao rio), que normalmente já se dá em condições precárias.
Cada vagão tanque do trem tem capacidade para transportar 98 mil litros de combustível.
A Vale disse ainda não tem informações sobre a quantidade de gasolina e óleo diesel vazado. A ferrovia EFC é a principal via de escoamento das operações da Vale no Pará até o porto de Ponta da Madeira no Maranhão.
Atualmente, a empresa trabalha na duplicação da estrada de ferro, obra necessária para viabilizar o desenvolvimento do megaprojeto Serra Sul, na região. O projeto é orçado em R$ 39,4 bilhõs (US$ 20 bilhões).
As obras de duplicação da ferrovia chegaram a ser paralisadas pela Justiça Federal, que apontou irregularidades no licenciamento ambiental feito sem realização prévia de um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental. A decisão foi derrubada após 45 dias, dando aval ao retorno das obras de duplicação.
Para a ONG Justiça nos Trilhos, o acidente está relacionado à urgência imposta pela mineradora das obras de duplicação dos trilhos. Na nota, a Vale informou que por conta do acidente as viagens no trem de passageiros pela ferrovia estão canceladas até domingo.















