Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja dicas para evitar acidentes na academia como o que fraturou coluna de homem no Ceará

Especialista afirma que é preciso ter foco total durante treino e cuidado com todos os aparelhos ao redor para prevenir lesões graves

Cidades|Do R7

Máquina caiu sobre aluno sentado em plataforma
Máquina caiu sobre aluno sentado em plataforma Máquina caiu sobre aluno sentado em plataforma

A lesão na coluna de Regilânio Inácio, de 42 anos, acendeu um alerta sobre os riscos que envolvem treinos em academias. O motorista de aplicativo foi atingido por um aparelho com 150 kg de cargadurante uma sessão de musculação, em Juazeiro do Norte, no Ceará.

O profissional de educação física e personal trainer Caio Lopes explica que muitos alunos frequentam a academia sem dar a devida atenção aos riscos que anilhas, halteres e equipamentos podem representar.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

“A academia, por si só, é um local perigoso. As pessoas não percebem porque sempre estão com pressa”, comenta Lopes. “Trabalho nos horários mais cheios da academia, e os alunos dão preferência a exercícios nas máquinas simplesmente para reduzir o tempo de treino.”

Segundo o personal trainer, os equipamentos da academia devem ser explicados aos alunos nos mínimos detalhes. Para Lopes, as primeiras repetições em um novo aparelho devem ser feitas com pouca carga para que o usuário consiga entender como a máquina funciona.

Publicidade

“Ninguém nasce correndo, antes é preciso aprender a engatinhar e andar. Então, conheceu o aparelho, faz com pouca carga, entende o movimento, faz algumas repetições e aí você começa a praticar o exercício.”

Até mesmo os equipamentos que não possuem adição de peso, como os bancos, podem oferecer perigo aos alunos. Confira algumas dicas de como mitigar os riscos:

Publicidade

• identificar possíveis riscos em aparelhos ao redor;

• conferir se o banco está bem ajustado;

• prestar atenção ao colocar pesos em barras;

• certificar-se de que a trava de segurança do aparelho está bem fixada ao terminar o exercício;

• carregar apenas um halter/anilha por vez;

• não usar máquinas como assentos;

• evitar utilizar aparelhos como apoio para objetos; e

• não andar distraído pela academia.

“Às vezes, vamos para a academia como se tivéssemos que cumprir uma tarefa e simplesmente ir embora. Vai concentrado, entende o que você está fazendo e lembre-se: a prevenção é o melhor remédio”, conclui Lopes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.