Brasil é exemplo na descarbonização do sistema elétrico, diz autoridade mundial em renováveis
Ben Backwell fala em entrevista exclusiva sobre a expectativa para a COP30
COP30|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Um dos assuntos que será amplamente discutido na COP30, que acontece na próxima semana em Belém, é o uso das energias renováveis. Em entrevista ao Hora News, o CEO da Global Wind Energy Council, Ben Backwell, destaca como o Brasil se coloca como líder da transição energética.
“O Brasil já é um exemplo de como um país pode descarbonizar o sistema elétrico”, afirma. O país tem um porcentagem considerável de matriz elétrica renovável e já faz bastante uso de luz solar, vento e água como fontes de energia.
Backewll, que também é presidente da Aliança Global de Renováveis, fala da vantagem que os recursos abundantes no território brasileiro conferem à produção de energia limpa — aquela que se renova naturalmente, e não envolve a exploração de elementos que podem se esgotar.

O uso desses recursos não gera emissões de carbono, que, como explica o executivo, são as principais responsáveis pelo câmbio climático. “O principal fim das COPs é a redução das emissões de carbono. Todos os tratados que foram produzido nos anos — o Tratado de Kyoto, o Tratado de Paris — têm como fim os países estabelecerem metas para reduzir as suas emissões de carbono”, pontua.
Ele afirma que a rede elétrica é onde os combustíveis fósseis podem ser mais facilmente substituídos: “Estou falando principalmente por substituir o carvão e o gás usado para a geração elétrica com essas fontes renováveis. E, por exemplo, nas casas do Brasil já se fez essa mudança”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
