Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

13º salário, Black Friday e Natal aquecem vendas do comércio

Segundo economista da Associação Comercial de São Paulo, setor mais impactado pela injeção de dinheiro proporcionada pelo benefício será o varejo

Economia|Pietro Otsuka*, do R7

Roupas, calçados e artigos para o lar estão entre os itens mais comprados
Roupas, calçados e artigos para o lar estão entre os itens mais comprados Roupas, calçados e artigos para o lar estão entre os itens mais comprados

O final de ano promete movimentar ainda mais o comércio. De acordo com a análise de Marcel Solimeo, economista da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), o período natalino, somado a injeção de dinheiro que o 13º salário colocará na economia, deve aumentar em 3% as vendas do comércio em comparação com os meses anteriores.

Veja também: 1ª parcela do 13º salário deve ser paga até dia 29; tire 10 dúvidas

Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê o maior crescimento de vendas dos últimos seis anos para o período do Natal. A estimativa é arrecadar R$ 35,9 bilhões, o que representa 4,8% mais do que no ano passado.

Esse percentual na principal data para o comércio no ano não é registrado desde 2013, quando o crescimento foi de 5%. Caso essa previsão se confirme, o varejo voltará ao patamar de vendas natalinas de 2014, ano considerado o do início da crise econômica por analistas. Em 2015 e 2016, a variação chegou a ser negativa. 

Publicidade

“Quando você compara com os meses anteriores, dezembro tem um peso muito maior e não é só pelo fato da festa natalina, mas porque também há uma injeção de dinheiro, pela renda extra que permite as pessoas gastarem mais, então é muito importante”, afirma Solimeo.

De acordo com o economista o setor mais impactado pela injeção de dinheiro oriundo do 13º será o varejo. "Nessa época é roupa, calçados, artigos para o lar, etc. Mas, no geral, beneficia a todos os setores", conta. 

Publicidade
Faturamento do varejo no Natal
Faturamento do varejo no Natal Faturamento do varejo no Natal

Solimeo explica que, apesar das vendas de Natal estarem sendo antecipadas, com a introdução da Black Friday no calendário do comércio brasileiro, o "grosso do 13º salário cai somente em dezembro, o que é muito importante, principalmente para as vendas dos últimos dias de Natal".

Black Friday: apenas 59% das ofertas são confiáveis, diz pesquisa

Publicidade

Victor Mardegam é estudante de Publicidade e Propaganda e foi efetivado em seu estágio há pouco mais de um ano. Ele afirma que, neste final de ano, com o dinheiro do 13º salário, conseguirá terminar de pagar sua viagem para o Uruguai, planejada há alguns meses. “Vai sobrar também uma grana para comprar algumas coisas lá, curtir melhor a viagem, comer em lugares legais e quem sabe até trazer algumas coisas para meus pais, né, afinal é Natal”, conta Mardegam.

Solimeo comenta que a relação entre o benefício ao trabalhador e as datas festivas de final de ano já impactam a economia há tempos, muito antes da entrada da Black Friday no Brasil. “Esse impacto já vem há muito tempo. Antes da Black Friday, inclusive, as vendas de Natal chegavam a ser 40% maior do que as do mês anterior, por causa exatamente dessa renda extra que é lançada no mercado”, diz o economista.

Mardegam relata que é grande a diferença de quando era estagiário – tempo em que não tinha direito ao 13º salário – no que diz respeito à renda extra que o benefício proporciona. “Felizmente venho de uma família boa, então nunca me faltou nada, mas é claro que esse dinheiro que entra a mais faz a diferença. Hoje estou terminando de pagar minha viagem e, mesmo assim, ainda vai sobrar”, completa.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Ana Vinhas

Sete dicas do Procon para as compras de Black Friday

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.