Ações asiáticas caem, mas Japão tem alta com recuperação do petróleo
Economia|Do R7
Por Shinichi Saoshiro
TÓQUIO (Reuters) - As ações asiáticas recuaram nesta segunda-feira em meio à falta de sinais que direcionassem as operações magras de fim de ano, mas as ações japonesas subiram na esteira da recuperação dos preços do petróleo de mínimas em anos.
Às 7h38 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão operava em queda de 0,46 por cento. O índice caminha para uma queda de 11 por cento este ano.
As ações de Xangai caíram 2,57 por cento, com os papéis do setor bancário liderando as perdas. O índice Heng Seng de Hong Kong caiu 1 por cento e o KOSPI da Coreia do Sul teve desvalorização de 1,34 por cento.
Já o índice Nikkei do Japão subiu 0,56 por cento, com dados fracos da produção industrial e do varejo sendo compensados pela recuperação nos preços do petróleo.[nL1N14H06M]
O Nikkei caminha para seu quarto ano seguido de ganhos.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,56 por cento, a 18.873 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,99 por cento, a 21.919 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 2,57 por cento, a 3.534 pontos.
. O índice CSI300 , que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 2,88 por cento, a 3.727 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,34 por cento, a 1.964 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,06 por cento, a 8.358 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,08 por cento, a 2.875 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 não operou.
(Reportagem adicional por Joshua Hunt em Tóquio)















