Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ações da Petrobras disparam e atingem maior valor da história

Ibovespa avança pelo quinto pregão seguido, com expectativas relacionadas à corrida presidencial do Brasil

Economia|Do R7, com Reuters

O Ibovespa, o principal índice acionário do Brasil, fechou em alta pela quinta sessão consecutiva de ganhos nesta sexta-feira (21), em meio a expectativas relacionadas à corrida presidencial. O cenário fez as ações da Petrobras ficarem entre os maiores ganhos do dia.

Às 15h, os papéis preferencias da Petrobras (PETR3) apareciam em alta de 4,4% e eram negociados a R$ 41,96. Já as ações ordinárias (PETR4) subiam 4,3%, a R$ 38,04. Com as variações, o Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira, subiu 2,36%, a 119.933,49 pontos. Na semana, o índice avançou 7,01%, o melhor desempenho semanal desde novembro de 2020.

De acordo com o analista Leonardo Santana, da Top Gain, a performance em particular de Petrobras e do Banco do Brasil nos últimos dias ressalta o efeito do cenário eleitoral. Na visão dele, esse movimento mostra que o mercado está acreditando em uma possível vitória de Jair Bolsonaro.

Não é um segredo a predileção no mercado financeiro pelo perfil econômico do governo Bolsonaro, com menor presença do Estado na economia, mais favorável a privatizações e até mesmo do ponto de vista de perspectiva fiscal.

Publicidade

Lula tem recebido apoio de nomes respeitados no mercado, como Armínio Fraga, Edmar Bacha, Pedro Malan e Pérsio Arida, mas a falta de detalhamento sobre seu posicionamento na área e sobre quem será seu potencial ministro da Fazenda traz desconforto. "Isso continua sendo um grande enigma", avaliam estrategistas do JPMorgan, de acordo com relatório a clientes.

Para eles, porém, fatores como crescimento econômico e chance de queda da Selic em 2023 apoiam uma visão construtiva para a Bolsa, independentemente do resultado da eleição, embora não descartem "possíveis contratempos".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.