Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ações da Sabesp sobem mais de 17% com vantagem de Tarcísio nos votos e perspectiva de privatização

Desempenho do candidato no primeiro turno das eleições para o governo de SP anima o mercado; ele defende desestatizações

Economia|Do R7

Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo do estado de São Paulo
Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo do estado de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo do estado de São Paulo

As ações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) dispararam nesta segunda-feira (3) e registraram uma alta superior a 17%, a R$ 58,10, por volta do meio-dia na B3, a bolsa de valores oficial do Brasil. Para analistas do mercado financeiro, a perspectiva de privatização da estatal, fortalecida pelo desempenho de Tarcísio de Freitas (Republicanos) no primeiro turno da eleição, é responsável pela alta desses papéis.

Na disputa pelo governo de São Paulo, Tarcísio alcançou 9.881.995 (42,32%) votos, contra 8.337.139 (35,7%) de Fernando Haddad (PT); os dois vão disputar o segundo turno no dia 30 de outubro. 

O fenômeno de otimismo do mercado, que já é chamado de “surpresa Tarcísio”, está relacionado ao aumento das chances de privatização da empresa de saneamento paulista, defendida pelo candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Tarcísio de Freitas, de 47 anos, é engenheiro civil e militar da reserva. Foi ministro da Infraestrutura de Bolsonaro, e deixou o cargo para se candidatar ao governo paulista. Antes disso, havia sido diretor do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Ainda segundo os analistas, os resultados da votação em Minas Gerais, com a reeleição do governador Romeu Zema (Novo), e no Rio Grande do Sul, com a ida para o segundo turno de Onyx Lorenzoni (PL) e do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), também podem ter impacto na valorização de ações das estatais Cemig (CMIG4) e Banrisul (BRSR6).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.