Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ações do Credit Suisse disparam após socorro bilionário

Ajuda do BC suíço conteve a venda dos papéis nos mercados da Ásia e provocou uma recuperação modesta nas ações europeias

Economia|

Ações do Credit Suisse saltam mais de 20%
Ações do Credit Suisse saltam mais de 20% Ações do Credit Suisse saltam mais de 20%

As ações do Credit Suisse saltavam mais de 20% nesta quinta-feira (16), depois que a empresa garantiu uma tábua de salvação do banco central suíço para reforçar a confiança dos investidores — embora alguns analistas tenham dito que o alívio do mercado pode durar pouco.

O anúncio do banco suíço de que usará um empréstimo de R$ 280,8 bilhões (US$ 54 bilhões) do BNS (Banco Nacional Suíço) ajudou a conter as fortes vendas nos mercados financeiros da Ásia e provocou uma recuperação modesta nas ações europeias.

Enquanto muitos comemoraram a notícia, outros foram cautelosos. Analistas do JPMorgan disseram que o empréstimo do SNB não será suficiente para acalmar as preocupações dos investidores e que o "status quo não era mais uma opção", deixando a aquisição do Credit Suisse como o resultado mais provável.

O banco tem visto um fluxo constante de retiradas de clientes ricos, que Luis Arenzana, fundador da Shelter Island Capital Management, disse que não foi "necessariamente uma reação de pânico aos eventos recentes apenas nos Estados Unidos".

Publicidade

"O CS não ganha seu custo de capital desde 2013. O banco perdeu um total de 2,5 francos por ação desde então. Isso não é o resultado de apenas uma ou duas grandes perdas, já que o banco relatou perdas cinco vezes nestes nove anos", disse Arenzana.

As ações do Credit Suisse subiram até 32% nos primeiros minutos de negociação, com a notícia da linha de resgate, e subiram 24% com o volume maior, revertendo algumas das perdas que retiraram um quarto de seu valor de mercado na vésperao dia anterior. As ações trocavam a uma taxa de 33,27 milhões por hora, a mais rápida já registrada, segundo dados da Refinitiv.

Publicidade

As ações do banco caíram 24% na quarta-feira, depois que seu maior financiador disse que não poderia oferecer mais assistência financeira, por razões regulatórias. Em seu comunicado na quinta-feira, o Credit Suisse disse que exercerá uma opção de empréstimo do banco central de até 50 bilhões de francos suíços (54 bilhões de dólares).

O anúncio ocorreu após garantias das autoridades suíças, na quarta-feira (15), de que o Credit Suisse atendera "aos requisitos de capital e liquidez impostos a bancos sistemicamente importantes" e que poderá acessar a liquidez do banco central, se necessário.

Publicidade

"Após a extrema volatilidade dos preços das ações de ontem, as autoridades suíças ofereceram seu apoio. Esse é um sinal forte e importante. Esperamos que as medidas acalmem os mercados e quebrem a espiral negativa", disse Andreas Venditti, estrategista de ações do Bank Vontobel.

"No entanto, levará tempo para recuperar totalmente a confiança na instituição", disse Venditti. O franco suíço subiu 0,5% em relação ao dólar nesta quinta-feira, tendo caído 2,2% na quarta-feira, marcando sua maior queda em um dia desde que o banco central afrouxou sua paridade cambial, no início de 2015.

O valor dos títulos do Credit Suisse aumentou acentuadamente. Os títulos adicionais denominados em dólar de nível 1 do banco subiram cerca de 0,84 dólares tendo caído abaixo de 0,50 dólares no dia anterior.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.