Logo R7.com
RecordPlus

Agência de risco rebaixa perspectiva da dívida do Brasil de positiva para estável

Em comunicado, Moody's cita a "deterioração" do nível de endividamento e das contas públicas

Economia|Do R7

  • Google News

A agência de classificação financeira Moody's rebaixou nesta quinta-feira (3) a perspectiva da dívida do Brasil, atualmente BAA2, de positiva para estável.

A agência justifica a decisão em um comunicado que cita a "deterioração" do nível de endividamento e das contas públicas, a queda dos investimentos públicos e a "evidência" de que a economia caminha para um "longo período de baixo crescimento".


A Moody's baseia a revisão em uma previsão de crescimento pouco acima de 2% do PIB em 2013 e 2014, enquanto a dívida pública ficará próxima de 60% do PIB, muito acima dos 45% registrados na média pelos países com nota Baa.

"Um crescimento baixo pode refletir não apenas considerações cíclicas, mas sim, o que é mais importante, a presença de problemas estruturais como a frágil produtividade e crescentes custos trabalhistas que afetam a competitividade internacional", destaca a agência.


A Moody's também aponta a redução da confiança dos investidores estrangeiros na economia brasileira.

Apesar dos sinais de que a economia brasileira pode iniciar uma recuperação, a Moody's considera que é "pouco provável que seja suficientemente forte para restaurar uma tendência positiva nas condições de crédito do Brasil, algo necessário para merecer uma perspectiva positiva".

A agência avisa que não hesitará em reduzir não apenas a perspectiva, mas a nota do Brasil no caso de uma combinação de fatores como um crescimento inferior a 3% após 2014, taxa de juros básicos de dois dígitos e um aumento dos empréstimos do Tesouro aos bancos públicos, o que aumentará o peso da dívida.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.