Alimentação puxa alta de 0,76% no Índice de Preços ao Consumidor, aponta Fipe
Grupo teve variação de 1,84%, maior alta do IPC divulgado nesta quarta-feira (26)
Economia|Do R7
O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) subiu 0,76% na terceira quadrissemana de março, informou a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) nesta quarta-feira (26).
O resultado, que ocorreu após alta de 0,68% na segunda quadrissemana do mês, foi puxado pelo grupo de alimentação, que teve alta de 1,84%.
Também contribuíram para a variação positiva os grupos transportes e despesas pessoais, com altas de 0,80% e 0,58%, respectivamente. As menores altas foram observadas em habitação (0,22%) e educação (0,09%).
Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas
O IPC é calculado para a faixa de renda familiar entre 1 e 10 salários mínimos.Para o cálculo das variações quadrissemanais, usa-se a amostra total de cotações do IPC Mensal, que é subdividida em quatro subamostras, cada uma delas pesquisadas em um período de no mínimo sete e no máximo oito dias, que constituem a semana de coleta.
O cálculo do IPC sempre abrange um total de oito e as variações são obtidas a partir da divisão dos preços médios das quatro semanas de referência pelos preços médios das quatro semanas anteriores (base).
Assim, para se obter uma série sequencial de índices quadrissemanais, considera-se sempre oito semanas incluindo-se no cálculo as informações sobre os preços coletados na última semana automaticamente, eliminando-se da operação os dados referentes à semana mais antiga.