Análise: crescimento de carreira esperado pelos jovens é mais acelerado e empresas não acompanham
Pesquisa aponta que a oportunidade de crescimento é a principal motivação para os jovens na hora de escolher um emprego atualmente
Economia|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Uma pesquisa encomendada pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) apontou que a oportunidade de crescimento é a principal motivação para os jovens na hora de escolher um emprego. O levantamento ouviu mais de 8.800 jovens com idades entre 14 e 24 anos.
54% apontaram o crescimento como prioridade para escolher uma vaga. Outros 43% apontaram o salário e benefícios como fator principal, enquanto 31% escolheram o ambiente de trabalho como ponto motivador. Já 98% consideram importante empresas que valorizem a saúde mental dos colaboradores.

Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (3), Rodrigo Dib, superintendente institucional e de inovação do CIEE, aponta que, apesar de muito se falar sobre o interesse da juventude em flexibilidade e propósito, os dados concretos mostram que ela ainda está considerando o salário, possibilidade de crescimento e um ambiente de trabalho adequado.
A pesquisa “mostra que essa juventude não mudou tanto assim. Ela ainda valoriza o básico. Ela quer lugares de crescimento, quer salário, quer lugares onde a saúde dela seja respeitada”, enfatiza.
Segundo ele, uma das maiores dificuldades do mercado de trabalho é que o crescimento de carreira esperado pelos jovens atualmente é mais acelerado, e a resposta nem sempre acompanha o mesmo ritmo. “As empresas ainda tratam o crescimento de carreira como a gente tratava alguns anos atrás, um processo um pouco mais longo. Isso traz para o jovem ainda mais uma ansiedade, um sentimento de que ele não está crescendo”, explica Dib.
Sobre os novos formatos de ingresso no mercado de trabalho, o superintendente afirma que, ao mesmo tempo em que o processo de se candidatar a vagas se tornou mais rápido, as empresas passaram também a receber muito mais candidatos.
“Hoje o leque de oportunidades é muito grande. Então, são várias plataformas, são várias formas e, para o jovem, também é importante que ele tenha um olhar certo de que quem está do outro lado, numa primeira frente, olhando para o perfil dele, olhando para o currículo dele, não necessariamente numa primeira linha, vai ser um humano. A gente tem também questões de inteligência artificial, todos os algoritmos. E ele, sabendo disso, também tem que se preparar melhor para esse novo cenário de ingresso no mercado de trabalho”, diz.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!














