Atividade econômica cai 0,33% em julho, de acordo com Banco Central
A queda foi verificada nos dados ajustados para o período entre junho e julho deste ano
Economia|Do R7, com Agência Brasil

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que serve como indicador para o PIB (Produto Interno Bruto), soma de todas as riquezas produzidadas pelo País, apresentou uma queda de 0,33% em julho deste ano na compração com o mês anterior.
A queda foi verificada nos dados ajustados para o período (dessazionalizados), quando o indicador passou de 146,29 pontos para 145,81 pontos.
O resultado veio depois da expansão de 1,03% registrada em junho, de acordo com os dados revisados do BC (Banco Central). Em maio comparado com abril, houve queda de 1,48%.
Já o índice observado teve uma alta de 3,61% na mesma comparação. Foi de 144,55 pontos para 149,77 pontos.
Em relação a julho de 2012, a alta foi de 2,6% para o índice ajustado para o período e de 3,38% no observado. No ano passado, a atividade econômica havia registrado 142,12 pontos (dessazionalizado) e 144,87 pontos no observado.
No acumulado dos últimos 12 meses, a alta é um pouco menor, de 2,3% dessazonalizado e de 2,11% no observado. E neste ano (de janeiro a julho), o crescimento da atividade econômica chegou a 3,1% para o índice ajustado para o período e 2,97% para o observado.
O IBC-Br é uma forma de avaliar como está a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível da atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços, além de agropecuária.
Resultado de 2012
A soma de todas as riquezas produzidas pelo País no ano passado cresceu 0,9%. Foi o pior resultado do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro desde 2009 (-0,6%).
Como o PIB influencia sua vida
O PIB é um dos principais indicadores da economia de um país. Ele representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos diversos setores da cadeia produtiva, mas pouca gente sabe dizer o impacto que esse dado tem sobre o seu dia a dia.
O indicador é calculado trimestralmente pelo IBGE. Quando aponta geração de riqueza inferior à observada no levantamento anterior significa retração econômica. A recessão técnica é observada quando o movimento de recuo ocorre por dois trimestres consecutivos.
Se o PIB aponta expansão, isso tem influência positiva na vida das pessoas. Quanto maior a produção, mais fácil de distribuir essa riqueza. A renda circula e todos são beneficiados.
Então, quanto maior o PIB, maior a quantidade de empregos, o giro de mercadoria e a variedade de produtos. Além disso, o país tem um posicionamento mundial melhor.
Para calcular a soma de todas as riquezas do País, o IBGE só leva em consideração as atividades legalizadas. As informais não entram nas estatísticas da metodologia aplicada.