Economia Banco Central determina suspensão de pagamentos por WhatsApp

Banco Central determina suspensão de pagamentos por WhatsApp

Autoridade monetária diz que medida busca preservar ambiente competitivo, com sistema de pagamentos rápido, seguro, transparente, aberto e barato

Reuters - Economia
Banco Central diz que operação requer aval prévio

Banco Central diz que operação requer aval prévio

Dado Ruvic/Reuters – 28.03.2019

O BC (Banco Central) anunciou nesta terça-feira (23) que determinou que Visa e Mastercard suspendam o uso do aplicativo WhatsApp para iniciação de pagamentos e transferências, para permitir que a autarquia avalie eventuais riscos ao funcionamento adequado do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro).

"A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato", afirmou o BC em nota.

Leia mais: Febraban avalia uso do WhatsApp como meio de pagamento

"O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados", disse a autarquia, acrescentando que a continuidade das operações sem autorização sujeitará os envolvidos a multa e processo administrativo sancionador.

Na semana passada, o Facebook, dono do WhatsApp, anunciou parceria com instituições financeiras no país para execução de pagamentos por meio do aplicativo.

Últimas