Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bancos fazem mutirão para renegociar dívidas em março; veja como participar

Clientes poderão negociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado e demais modalidades de crédito

Economia|Do R7

Consumidores participam de feirão para acertar as contas
Consumidores participam de feirão para acertar as contas Consumidores participam de feirão para acertar as contas

Clientes de bancos terão a chance de renegociar suas dívidas a partir desta quarta-feira (1°), por meio do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país. A campanha vai até o dia 31 de março.

Poderão ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia.

A negociação poderá ser realizada diretamente com o banco ou financeira, por meio dos canais oficiais das instituições, ou pelo portal Consumidor.gov.br, que deve ser acessado com login Gov.br prata ou ouro.

As instituições definirão as condições especiais para o pagamento das dívidas, de acordo com cada caso. Se o cliente aceitá-las, o acordo poderá ser assinado. Se não aceitá-las, ele poderá propor alternativas para chegar a um acordo.

Publicidade

Para realizar uma negociação, o consumidor deve acessar o site do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. Na página, é possível conferir a lista de instituições participantes e ter acesso às instruções sobre como poderá renegociar suas dívidas com cada uma delas. O portal também tem conteúdos de orientação financeira e dicas sobre o que levar em conta para realizar a renegociação.

Segundo a Febraban, a última edição do Mutirão, realizada durante o mês de novembro de 2022, possibilitou a renegociação de 2,325 milhões de contratos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.