Economia Bancos, serviços e órgãos públicos têm horário especial nesta quinta

Bancos, serviços e órgãos públicos têm horário especial nesta quinta

Agências bancárias vão funcionar mais cedo, Já os shoppings e o comércio em geral não têm previsão de mudança

Prédio é decorado com uma gigante faixa nas cores verde e amarelo na Marginal Pinheiros

Prédio é decorado com uma gigante faixa nas cores verde e amarelo na Marginal Pinheiros

RONALDO SILVA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO-23/11/2022

Os bancos, serviços e órgãos públicos vão funcionar com horário especial de atendimento nesta quinta-feira (24), dia de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar. Já os shoppings e o comércio em geral não têm previsão de mudança de horários, e cada empresa pode estabelecer o seu critério.

O Brasil estreia às 16h contra a Sérvia. Os outros dois jogos da seleção também ocorrem em dias de semana, no período da tarde: 28 de novembro (segunda-feira), às 13h, contra a Suíça, e 2 de dezembro (sexta-feira), às 16h, contra Camarões.

Veja a seguir como será o funcionamento dos setores:

Bancos

Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogo do Brasil, seguindo os horários estabelecidos pelas instituições.

Nos jogos com horário previsto para as 16h

• Estados com horário igual ao de Brasília: das 9h às 14h;

• Estados com diferença de uma hora em relação ao horário de Brasília: das 8h às 13h;

• Estados com diferença de duas horas em relação ao horário de Brasília: das 7h às 12h.

Nos jogos com horário previsto para as 13h

• Estados com horário igual ao de Brasília: das 8h30 às 11h30;

• Estados com diferença de uma hora em relação ao horário de Brasília: das 7h30 às 10h30;

• Estados com diferença de duas horas em relação ao horário de Brasília: das 7h às 9h30.

Comércio e shoppings

Cada empresa, segundo a Associação Comercial de São Paulo, organizou a sua escala de trabalho de acordo com a sua demanda e tipo de negócio. Já a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) afirma que o horário de funcionamento durante os jogos do Brasil não vai mudar: será das 10h às 22h.

INSS

O funcionamento será da seguinte maneira: quando a partida for às 12h (meio-dia), as agências do INSS ficarão fechadas. Nos dias em que o jogo da seleção começar às 13h, o atendimento ao público vai ser realizado até as 11h, no horário de Brasília. E, no caso de duelos que têm início às 16h, as agências ficarão abertas até as 14h, também no horário de Brasília.

Além das agências, a Central 135 vai ter um esquema especial nos dias dos jogos do Brasil. O atendimento humano será suspenso 30 minutos antes da partida e retornará 30 minutos após o término da partida. Durante esse intervalo, a Central 135 continuará funcionando apenas com o atendimento eletrônico.

Pelo número 135, é possível obter informações sobre o benefício, saber para qual horário foi agendado o próximo atendimento na agência ou, ainda, esclarecimentos referentes ao pagamento. As ligações são gratuitas se forem feitas de telefone fixo. Pelo celular, o custo é o de uma ligação local.

O Meu INSS também seguirá disponível, tanto no acesso via internet quanto no aplicativo de celular. Por meio da ferramenta, é possível pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, o cidadão também encontra a assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS.

TRE-SP

Nos dias em que os jogos da seleção brasileira ocorrerem às 16h, o atendimento ao público na Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, nos cartórios eleitorais e pontos de atendimento será das 9h às 13h. Nos dias em que as partidas forem às 12h ou às 13h, não haverá atendimento presencial. Todos os serviços do TRE-SP estão disponíveis online.

Sefaz-SP

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) terá expediente até as 14h, nesta quinta e no dia 2 de dezembro. No dia 28, o expediente funciona até 11h (jogo às 13h);

O atendimento nos postos fiscais será das 9h às 13h, nos dias 24/11 e 02/12/2022 (jogos às 16h); dia 28/11/2022 (jogo às 13h), atendimento é das 9h às 11h;

Procon-SP

Nesta quinta (24) e no dia 2 de dezembro, o atendimento se encerrará às 14h e, no dia 28 de novembro, às 11h. O funcionamento dos setores será retomado no dia seguinte. O site funciona ininterruptamente para consultas e reclamações

Prefeitura de São Paulo e órgãos da administração direta

Nesta quinta (24), jogo às 16h (Brasil X Sérvia) - expediente até as 14h.
Dia 28 de novembro, segunda-feira, jogo às 13h (Brasil X Suíça) - expediente até as 11h.
Dia 2 de dezembro, sexta-feira, jogo às 16h (Brasil X Camarões) - expediente até as 14h.

Repartições do Estado de São Paulo

O expediente das repartições públicas estaduais nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo fica disciplinado na seguinte conformidade:

- Nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro, em que os jogos se iniciarão às 16h, o expediente se encerrará às 14h.

- No dia 28 de novembro, em que o jogo se iniciará às 13h, o expediente se encerrará às 11h.

Doação de sangue


Além da Semana Nacional do Doador de Sangue, que acontece até sábado, 26, a Pró-Sangue também está empenhada em manter as doações mesmo durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Basta fazer o agendamento de horário pelo site.

Poupatempo


No dia 24 de novembro e no dia 2 de dezembro, as partidas acontecerão às 16h e, portanto, as unidades funcionam até as 14h.

Já no dia 28 de novembro, o jogo será às 13h e os postos terão expediente até as 11h.

As opções digitais seguirão mantidas, 24 horas por dia, podendo ser acessadas pelo site, aplicativo de celular Poupatempo Digital, assistente virtual, que atende no portal, e no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.

STF

O Supremo Tribunal Federal terá horário alterado em dias de jogos do Brasil. Nesta quinta-feira (24), sessão plenário será a partir das 9h30, em vez de 14h.

Últimas