Logo R7.com
RecordPlus

BC da Ucrânia reverte proibição de compra de moeda estrangeira

Economia|Do R7

  • Google News

O banco central da Ucrânia reverteu nesta quarta-feira a proibição de compra em moeda estrangeira, um dia depois de impor as medidas numa tentativa de deter a queda livre da moeda do país, a grívnia.

A reversão da proibição ocorreu após fortes críticas do primeiro-ministro ucraniano, Arseniy Yatsenyuk, que disse que a decisão pela suspensão iria prejudicar ainda mais a já cambaleante economia do país.


Em decreto publicado em seu site, o Banco Nacional da Ucrânia informou que estava limitando as compras em 0,5% do capital das instituições financeiras.

A decisão de ontem fez com que a grívnia caísse ainda mais ante o dólar. O Banco Nacional definiu a sua taxa oficial do dólar em 30,01 grívnias ontem, de 28,05 grívnias na quarta-feira.


Em meio à crise econômica, a estatal russa de gás natural, Gazprom, sinalizou que poderia aliviar o tom na disputa sobre o fornecimento de gás para as regiões separatistas no leste da Ucrânia. No entanto, a empresa continuou ameaçando cortar o fornecimento de gás para a Ucrânia caso o país não honre os pagamentos anteriores.

A União Europeia convidou os ministros de Energia da Rússia e da Ucrânia para uma reunião na próxima segunda-feira em Bruxelas para tentar resolver a situação. Um porta-voz da UE afirmou que o bloco ainda está aguardando uma resposta oficial dos dois governos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.