Logo R7.com
Logo do PlayPlus

BC mantém Selic em 6,5% e vê efeitos temporários na inflação após greve dos caminhoneiros

Economia|Do R7

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central manteve nesta quarta-feira a taxa básica de juros em 6,50 por cento ao ano, em linha com o esperado pelo mercado, ressaltando que a retomada da atividade econômica será ainda mais gradual do que a esperada antes da greve dos caminhoneiros.

Sobre a paralisação, ocorrida no final de maio, o BC assinalou que os efeitos altistas que impactaram a inflação de junho "devem ser temporários". E que "as medidas de inflação subjacente ainda seguem em níveis baixos, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária", segundo comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.

No documento, o BC manteve a projeção de inflação pelo cenário de mercado a 4,2 por cento neste ano. Para 2019, a conta subiu ligeiramente a 3,8 por cento, contra 3,7 por cento antes.

Todos os 40 economistas consultados pela Reuters esperavam manutenção dos juros básicos no seu menor patamar histórico. Esta foi a terceira decisão igual do Copom, após ter cortado a Selic em 7,75 pontos percentuais desde que iniciou o ciclo de afrouxamento, em outubro de 2016.


None

(Por Marcela Ayres)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.