Logo R7.com
RecordPlus

BC tem postura ‘muito conservadora’ ao manter Selic em 15%; veja análise

Mauro Rochlin, da FGV, afirma que cenário inflacionário melhorou, mas BC insiste em juros altos sem indicar cortes

Economia|Do R7

  • Google News

O Banco Central decidiu na quarta-feira (10) manter a taxa básica de juros em 15% ao ano pela quarta vez consecutiva, mantendo a Selic no maior patamar dos últimos 20 anos. A decisão, prevista pelo mercado financeiro, não trouxe sinais sobre quando ocorrerá redução, reforçando a postura cautelosa do BC.

Para Mauro Rochlin, economista, essa estratégia é excessivamente conservadora. Ele explica que os indicadores de inflação vêm apresentando melhora consistente nos últimos seis meses.


Economista Mauro Rochlin critica manutenção da Selic em 15% Reprodução/Record News - 17.03.2025

“Com o resultado de ontem, o IPCA de novembro foi divulgado e, com isso, temos uma inflação acumulada em 12 meses abaixo do chamado piso da meta. Ela está em 4,40%. O teto da meta é de 4,50%. Portanto, o cenário inflacionário é muito melhor do que já foi recentemente”, afirma ao Conexão Record News de quinta-feira (11).

Apesar desse avanço, Rochlin observa que o Banco Central “insiste em manter uma taxa de juros muito elevada e aponta para que, nos próximos meses, o cenário — ou melhor, a política de juros — se mantenha nesse patamar de 15%”.

Search Box

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.