Logo R7.com
RecordPlus

BCE vai avaliar se impacto de taxas negativas sobre bancos deve ser mitigado, diz Draghi

Economia|Do R7

  • Google News

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu vai avaliar se a manutenção de suas taxas de juros negativas exige a mitigação de seus possíveis efeitos colaterais sobre a intermediação bancária, disse nesta terça-feira o presidente do BCE, Mario Draghi.

Draghi falou em entrevista à imprensa após reunião de política monetária, na qual o banco manteve sua postura de afrouxamento como esperado.


"Precisamos de mais informações que chegarão a nós entre agora e junho", disse Draghi.

A equipe do BCE tem estudado uma taxa de depósito escalonada, que daria aos bancos uma isenção parcial do pagamento ao BCE de cobrança sobre o excesso de dinheiro que eles deixam no banco central.


Tal sistema, similar a outros implementados no Japão e na Suíça, facilitaria para o BCE manter sua taxa de depósito em território negativo ou mesmo reduzi-la mais, ao limitar seu impacto sobre os bancos.

Draghi disse que é cedo demais para tomar uma decisão sobre isso, já que depende de avaliação sobre o canal de transmissão das políticas monetárias do BCE e de mais acontecimentos no cenário econômico.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.