Blairo Maggi culpa europeus por falta de acordo entre Mercosul e UE
Comentário do ministro da Agricultura foi feito após Angela Merkel dizer que será mais difícil fechar um acordo de comércio sob o comando de Bolsonaro
Economia|Do R7

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta quarta-feira (12) que o Mercosul (Mercado Comum do Sul) está pronto para fechar um acordo comercial com a UE (União Europeia), que só não foi acertado ainda porque os europeus não querem concordar.
"O Mercosul e a União Europeia só não têm um acordo, não é porque o Mercosul não quis, é porque a União Europeia não quis", disse o ministro.
Declarações de Paulo Guedes sobre Mercosul surpreendem membros do bloco
Os comentários do ministro foram feitos depois de a chanceler alemã, Angela Merkel, ter dito nesta quarta-feira que será mais difícil fechar um acordo de comércio com o Mercosul sob o comando do presidente eleito Jair Bolsonaro, que assumirá o cargo em 1º de janeiro.
"O Brasil flexibilizou o que podia flexibilizar... Flexibilizamos até em detrimento do uns setores aqui internamente", disse a jornalistas.
Bolsonaro já disse ser mais favorável a negociações bilaterais do que a engajamentos em grupos multilaterais, como no caso do Mercosul.
O Mercosul, criticado por Paulo Guedes, ainda é importante para o Brasil?
Segundo o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, o Brasil está empenhado para que o acordo seja concluído, mas é preciso que os dois lados estejam interessados.
"Nós atribuímos enorme importância [ao acordo UE-Mercosul]. O ministro [das Relações Exteriores], Aloysio [Nunes], está pessoalmente empenhado na negociação. Tenho acompanhado todos os temas de maneira muito próxima e estamos dando todos os sinais que Brasil tem vontade e disposição de fechar o acordo, mas os dois lados têm que querer", afirmou Guardia a jornalistas.












