Logo R7.com
RecordPlus

BNDES está grande demais, diz presidente do BTG Pactual

"Bancos de desenvolvimento são muito importantes na região da América Latina", disse Esteves

Economia|Do R7

  • Google News
Para presidente do BTG Pactual, Brasil não pode exagerar no uso de uma ferramenta tão importante como o BNDES
Para presidente do BTG Pactual, Brasil não pode exagerar no uso de uma ferramenta tão importante como o BNDES

O BNDES (Banco de Desenvolvimento Econômico e Social) exerce um papel importante na concessão de financiamento de longo prazo, mas talvez tenha crescido demais, disse nesta terça-feira (10) o presidente do BTG Pactual, André Esteves.

"Bancos de desenvolvimento são muito importantes na região da América Latina; talvez importantes demais. O BNDES por exemplo é fantástico mas, talvez, grande demais", disse Esteves, em evento no Rio de Janeiro.


"Estamos comprometidos com o desenvolvimento da América Latina e talvez o BNDES e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sejam nossos concorrentes (...) precisamos dar mais incentivo e acesso ao mercado de capitais", disse.

Liberação de recursos do BNDES chega a R$ 146,8 bi até outubro de 2013


Questionado se a perspectiva de desembolsos de R$ 190 bilhões do BNDES para esse ano representa um tamanho acima do ideal, Esteves disse que o Brasil não pode exagerar no uso de uma ferramenta tão importante como o BNDES.

"O BNDES é uma fantástica organização (...) mas não podemos abusar de algo tão útil", declarou. "Se ele ficar grande demais não contribui tanto para a economia. Ele deve ter um tamanho ótimo e não podemos deixar ele passar disso".

Leia mais notícias sobre Economia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.