Bovespa cai e fecha a semana no menor patamar em 3 meses
Principal índice da bolsa paulista recuou 1,67%, aos 62.826 pontos
Economia|Do R7

O principal índice da Bovespa fechou em queda nesta quinta-feira (13), voltando ao patamar do início do ano, com investidores cautelosos diante das delações no âmbito da Operação Lava Jato e das crescentes tensões geopolíticas internacionais na véspera do feriado de Páscoa.
A sessão teve ainda as ações do Banco do Brasil e da Embraer liderando as perdas diante do noticiário corporativo.
O Ibovespa caiu 1,67%, a 62.826 pontos, o menor patamar de fechamento desde 11 de janeiro. Na semana, a baixa acumulada foi de 2,74%. O giro financeiro somou R$ 7,7 bilhões.
No cenário local, as delações da Odebrecht seguiram em destaque no noticiário, incluindo a menção ao presidente Michel Temer, que segundo um dos delatores, teria participada de uma reunião na qual foi acertado o pagamento de US$ 40 milhões em propina para o PMDB em 2010, quando era candidato a vice-presidente.
Já no exterior, a cautela foi acentuada após os Estados Unidos lançarem pela primeira vez uma gigantesca bomba GBU-43, também conhecida como "a mãe de todas as bombas", no leste do Afeganistão, contra uma série de cavernas usadas por militantes do Estado Islâmico.
"Em véspera de feriado e com tudo o que está acontecendo, o mercado prefere correr para a segurança", resumiu o analista da Clear Corretora Raphael Figueredo.
Entre as notícias mais favoráveis para o mercado de renda variável, o Banco Central acelerou o passo na véspera e cortou a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, conforme esperado, e atrelou a manutenção desse ritmo de corte à evolução da atividade econômica, aos fatores de risco e às projeções e expectativas de inflação.















